Proteção patrimonial: saiba como blindar seu patrimônio com inteligência!

Um dos objetivos de quem começa a investir nas alternativas do mercado financeiro é acumular e consolidar patrimônio. No entanto, ter sucesso na tarefa não é garantia de que os recursos permanecerão disponíveis. Para diminuir os riscos de perda é que existe a proteção patrimonial.

Quando executada corretamente, essa tarefa evita que o patrimônio seja dilapidado ao longo do tempo. Do contrário, algumas situações, como disputas judiciais, podem fazer com que boa parte dos recursos seja consumida.

Para agir com inteligência, veja como realizar a proteção patrimonial como parte de uma gestão mais robusta!

 

O que é proteção patrimonial?

Depois de acumular o patrimônio, é fundamental garantir que ele esteja protegido para que os esforços não sejam perdidos. É nesse sentido que surge a proteção patrimonial.

Ela consiste em uma estratégia de proteção que usa diversas técnicas para impedir que o patrimônio seja consumido por problemas e imprevistos. Assim, é possível prevenir dificuldades maiores diante de litígios, impostos desnecessários ou despesas que poderiam ser evitadas, por exemplo.

 

Por que fazer a gestão patrimonial com foco na proteção?

Fazer o patrimônio crescer não é o bastante. A proteção também deve estar entre seus objetivos. Afinal, ela serve para identificar, prevenir e mitigar riscos financeiros, reduzindo seus impactos. Logo, há mais segurança para a manutenção do patrimônio em longo prazo.

Desse modo, ela é útil para impedir que todo o esforço empregado no acúmulo financeiro seja perdido por meio de despesas e saídas que não agregam. É o que acontece, por exemplo, diante de uma carga tributária muito elevada.

Essa proteção pode servir, ainda, para que a sucessão patrimonial aconteça de forma estruturada e eficiente. A intenção é evitar disputas judiciais e problemas de acesso à herança que podem comprometer o patrimônio.

 

Como realizar a proteção patrimonial?

Sabendo da importância desse tipo de proteção, fica claro que ela deve ser executada de modo estratégico. Por isso, o primeiro passo consiste em elaborar um planejamento patrimonial, composto por objetivos, prazos e métricas.

Uma forma de fazer isso é constituir uma holding familiar. Ela pode ajudar na gestão do patrimônio e reduzir o pagamento de impostos de forma legal.

É interessante, ainda, desenvolver uma estratégia de investimentos. A ideia é realizar a alocação de recursos para evitar que o patrimônio seja perdido. Um fundo exclusivo, por exemplo, conta com gestão profissional e participação limitada a quem for autorizado.

Também é preciso pensar no processo de sucessão, já que disputas nesse sentido podem comprometer seus bens. Para isso, seguros de vida resgatáveis e planos de Previdência Privada são úteis por não entrar no inventário e poder ser transferidos para os beneficiários de interesse.

Para pensar de forma integrada, pode ser vantajoso contratar serviços profissionais. Uma assessoria financeira completa, é uma forma de criar uma estratégia robusta, com foco no futuro, na sucessão e na blindagem patrimonial de grandes fortunas.

Como você viu, a proteção patrimonial é determinante para garantir mais segurança, maior disponibilidade dos recursos e uma sucessão adequada. Com o apoio dos investimentos e das estratégias eficientes, é possível alcançar esses resultados.

Ainda tem alguma dúvida sobre como esse processo deve ser realizado? Entre em contato conosco, podemos lhe ajudar a proteger seu patrimônio.

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.