Como montar uma carteira de ações? Veja 5 dicas!

Montar uma carteira de ações diversificada e sólida exige certo conhecimento do investidor. Afinal, ela deve seguir uma estratégia e ter um bom manejo de risco, além de refletir seus objetivos e interesses. Por exemplo, ela pode ser composta por papéis de diferentes empresas, em proporções específicas.

Para quem visa o longo prazo, pode ser interessante adquirir ações de boas companhias e com potencial de valorização — ou focar em dividendos. Em todos os casos, é necessário considerar diversos fatores que podem influenciar a sua tomada de decisão e, consequentemente, a composição do portfólio.

Quer aprender como montar a sua carteira de ações? Continue a leitura e conheça 5 dicas que podem ajudar!

1.     Defina seu perfil de investidor

A primeira dica é conhecer seu perfil de investidor. Ele se refere ao seu apetite ao risco e, em ordem crescente de tolerância a esses riscos, pode ser conservador, moderado ou arrojado. Assim, investir pensando nisso evita que você corra riscos maiores do que pode suportar.

A partir dessa análise, você consegue definir uma margem de diversificação adequada para buscar alternativas que tenham um potencial de lucro maior, sem abrir mão da segurança que você precisa em parte do portfólio.

2.     Estabeleça seus objetivos financeiros

Outro ponto importante e que também ajuda na diversificação da carteira de ações é estabelecer objetivos financeiros. Para isso, reflita sobre o que você pretende conquistar ao investir. Também é preciso definir prazos para cada meta.

Aqui, cabe ressaltar que, em geral, o investimento em ações é mais adequado para objetivos de longo prazo. No entanto, o mercado também oferece oportunidades para quem deseja buscar lucrar em prazos mais custos, por meio da especulação na bolsa de valores.

 

3.     Conheça as alternativas do mercado

Existem muitas empresas disponíveis na bolsa de valores para quem deseja investir em ações, cada uma com características específicas. Elas podem, por exemplo, ser boas pagadoras de dividendos ou ter um bom potencial de crescimento.

Portanto, as escolhas dependerão dos seus objetivos. Também pode ser interessante diversificar entre setores, visando trazer maior equilíbrio para a carteira. Para isso, analise os segmentos que são mais interessantes para compor o seu portfólio, conforme as suas necessidades e preferências.

 

4.     Faça uma boa análise fundamentalista

Como você viu, a carteira de ações normalmente é voltada para objetivos de longo prazo. Por isso, as empresas presentes no seu portfólio precisam ser escolhidas com cuidado. Uma dica importante para isso é fazer a análise fundamentalista dos papéis.

Ela considera os diversos fundamentos da empresa, a partir de indicadores que demonstram o potencial do negócio. Ou seja, você não deve escolher ações de acordo com a decisão de outros investidores, mas com base em análises e nas suas necessidades.

Para facilitar, no entanto, você pode contar com carteiras recomendadas por analistas do mercado financeiro. Esses profissionais certificados realizam a análise de fundamentos, apresentando a justificativa para as escolhas e auxiliando a sua tomada de decisão.

 

5.     Conte com o suporte de uma assessoria de investimentos

Por fim, você poder contar com o suporte de uma assessoria de investimentos. O serviço pode ajudar você a tirar dúvidas para montar sua carteira de ações com mais facilidade.

Além disso, o assessor pode apresentar inúmeras alternativas de investimento, alinhadas ao seu perfil e objetivos — tornando mais fácil o processo de construção de portfólio.

Agora você sabe como montar uma carteira de ações adequada às suas necessidades. Lembre-se de ter uma boa estratégia de investimento e continuar seu aprendizado para compor um portfólio cada vez mais sólido.

Gostou do conteúdo? Então complemente a leitura e veja como é ter um profissional operando para você.

 

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.