Ações

Ser sócio de uma empresa listada na bolsa de valores traz algumas vantagens. Um exemplo disso é que enquanto a entrada ou saída na sociedade de uma empresa limitada ou de capital fechado requer um processo burocrático de alterações de contratos sociais, comprar ou vender uma ação de uma empresa listada em bolsa é um ato feito eletronicamente com poucos cliques

O que são ações?

Ações representam uma fração do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa, ou seja, de um negócio. Passa a correr os riscos deste negócio bem como participa dos lucros e prejuízos como qualquer empresário.

Ser sócio de uma empresa listada na bolsa de valores traz algumas vantagens. Um exemplo disso é que enquanto a entrada ou saída na sociedade de uma empresa limitada ou de capital fechado requer um processo burocrático de alterações de contratos sociais, comprar ou vender uma ação de uma empresa listada em bolsa é um ato feito eletronicamente com poucos clicks.

A liquidez do mercado acionário também permite ao investidor ter a opção de se retirar da sociedade e migrar para outro negócio mais atraente, a qualquer momento.

Como ganho dinheiro com ações?

Um dos segredos mais importantes para obter bons retornos é comprar papéis de empresas bem geridas, que apresentem lucros sólidos e crescentes, além de não ter nenhuma pressa para vendê-las.

O investidor deve buscar critérios de avaliação de empresas para analisar seus fundamentos e não se preocupar com as oscilações de curto prazo das cotações das suas ações – a sua volatilidade. O risco no investimento em ações é vender por preços mais baixos em um momento de oscilação – o que é normal em um mercado de alta liquidez.

Investidores com perfil mais agressivo buscam na bolsa oportunidades de curto prazo, aproveitando-se desta volatilidade para comprar e vender ações, realizando lucros rápidos. Estes investidores costumam utilizar Análise Técnica ou Análise Tape Reading.

No longo prazo, os bons fundamentos das empresas tendem a prevalecer e a valorização acontecerá. Uma empresa com histórico de crescimento contínuo terá sempre grande demanda por suas ações, fazendo com que elas sejam negociadas em grandes quantidades e a preços crescentes. Identificá-las é o desafio do investidor.

Como avalio a compra certa de ações?

Existem duas principais escolas e métodos que você poderá utilizar:

Análise Fundamentalista

Olha as perspectivas para o médio e longo prazo, buscando identificar o potencial de lucros futuros.

Análise Técnica

Avalia o comportamento de preços com base em estudos gráficos, com o intuito de prever o preço foto da ação.

Como compro uma ação?

Converse com um Assessor clicando aqui

Escolha a Target Invest como sua Assessoria de Investimentos, adquira as plataformas de negociação da XP, nas quais você terá acesso a todas as ações negociadas na B3, podendo atuar neste mercado todos os dias.

Para isso, ferramentas gratuitas estão disponíveis, uma mesa de operações ativa, plataforma web, o aplicativo XP Mobile ou a plataforma desktop XP Pro.

Por que investir com a Target Invest?

Carteiras recomendadas da XP Investimentos

São um conjunto de ativos especialmente selecionados pela Área de Análise da XP para maximizar o resultado de uma determinada estratégia. São 5 tipos de carteiras para você escolher.

Assessoria exclusiva

Opere com a Target Invest e tenha a ajuda de um assessor de investimento exclusivo, cujo foco será antecipar as suas necessidades com uma postura proativa. Ele apresentará as principais oportunidades do mercado e as soluções que mais combinam com você.

Relatórios de oportunidades

Recomendações do time de analistas da XP Investimentos que indicam para você as melhores opções de ativos com base nas principais estratégias e escolas de análise do mercado.

Perfil de risco

A Target Invest e a XP auxiliam no monitoramento das suas operações e as compara com o seu perfil de risco. O objetivo é orientá-lo sobre possíveis divergências.

Sem garantia de rentabilidade

Ao comprar ações, você se torna sócio de grandes empresas, mas não tem garantia de rentabilidade. Por isso, o mercado de ações é considerado um investimento de risco.

Investimentos

Mercado Financeiro

Receba nossos conteúdos

Fique por dentro do mercado financeiro.