O que são e como funcionam os fundos exclusivos?

Uma carteira de investimentos pode conter inúmeras alternativas que o mercado financeiro oferece, tanto de renda fixa quanto de renda variável. No entanto, existe uma possibilidade que proporciona um alto nível de personalização: os fundos exclusivos. Com essa escolha, é possível montar um fundo de investimento de acordo com as suas preferências. Mas isso não está disponível para todos os investidores. Quer entender mais sobre o que são e como funcionam fundos exclusivos? Continue a leitura!

O que são fundos exclusivos?

Fundo exclusivo é um fundo de investimento montado para atender a um único investidor. Desse modo, é possível fazer a alocação de recursos de maneira bastante alinhada com os objetivos do investidor. Assim como nos fundos tradicionais, é preciso haver um gestor e um administrador. Além disso, é necessário registrá-lo na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e na ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). É preciso ter em mente, ainda, que os fundos exclusivos estão restritos aos investidores qualificados. Esse termo se refere a pessoas que tenham no mínimo R$1 milhão investidos — ou que sejam profissionais certificados no mercado financeiro.

Como funcionam os fundos exclusivos?

Um fundo de investimento tradicional reúne os aportes feitos por um grupo de pessoas e os aloca em um ou mais investimentos. Essa alocação é feita por um gestor profissional – com experiência no mercado financeiro. No caso dos fundos exclusivos, existe apenas um investidor. Contudo, para montar um fundo desse tipo é preciso pensar em toda a estrutura tradicional. Isso envolve contratar um gestor e outros profissionais. Um agente fundamental é o administrador. É preciso recorrer também a um custodiante, que se encarrega de registrar, guardar e manter os recursos investidos. Por fim, existe o auditor, que verifica as movimentações do fundo.

Quais são as vantagens?

Fundos exclusivos podem ajudar na blindagem patrimonial. Isso porque o patrimônio da pessoa física é transferido para o fundo, que tem um CNPJ próprio. Desse modo, a sucessão patrimonial também pode ser mais fácil — sendo feita pela transferência de cotas. A tributação dos fundos exclusivos também pode ser vantajosa. Por exemplo, nas movimentações internas de recursos, não há incidência de Imposto de Renda. No entanto, tal imposto está presente no resgate da cota.

Como ter acesso a um fundo exclusivo?

Como você viu, os fundos exclusivos funcionam de modo similar aos fundos de investimento tradicionais. Isso significa que para ter acesso a ele é preciso montar uma estrutura semelhante. Além disso, lembre-se de que é necessário ser um investidor qualificado. Uma maneira de facilitar a montagem do fundo é recorrer a uma assessoria de investimentos. Ela pode, inclusive, ajudar você a conhecer os custos envolvidos para decidir se um fundo exclusivo é a melhor alternativa para a sua carteira. Um fundo exclusivo pode ser uma solução para investidores que tenham alto patrimônio e desejam personalização e profissionalismo ao lidar com ele. Assim, ele pode trabalhar não apenas em favor da rentabilidade, mas também para a própria segurança dos recursos aportados! Interessou-se pela possibilidade de montar um fundo exclusivo? Entre em contato conosco para conversar com um de nossos assessores e tirar suas dúvidas!

Vamos Conversar?

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.