Fundos de Previdência Privada: conheça as diversas opções do mercado!

Os fundos de Previdência Privada são alternativas de investimento que podem auxiliar na conquista de objetivos de longo prazo. No entanto, muitas pessoas acreditam que eles têm um único formato e que o mercado não conta com alternativas para atender a diferentes perfis e necessidades.

Esse é um erro comum, principalmente devido à grande associação do investimento apenas à aposentadoria. Por isso, vale a pena se aprofundar sobre o assunto e conhecer as possibilidades que os fundos oferecem.

Neste conteúdo, você aprenderá o que são os fundos de Previdência Privada e verá as diferentes opções do mercado. Acompanhe!

O que é Previdência Privada?

A Previdência Privada consiste em um fundo de investimento que faz aportes visando o longo prazo, conforme o plano contratado pelo investidor. Assim, ela conta com duas etapas. A primeira é a de alocação, em que são feitos os pagamentos acordados no contrato.

Após a sua conclusão, se inicia a fase de usufruto. Nessa etapa, o investidor recebe os valores conforme o tipo de resgate contratado. Ele pode ser integral, com saque em uma parcela, ou em forma de rendimento mensal, temporário ou vitalício.

Ainda, existem regras específicas para o caso de saldo acumulado ou resgate antecipado que devem ser considerados. Então é possível perceber que os fundos apresentam características variadas para atender aos objetivos dos investidores.

Como funciona esse tipo de fundo?

O funcionamento do fundo de Previdência varia conforme o tipo de plano contratado. Ele pode ser Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) ou Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). A principal diferença entre eles trata das regras de tributação.

No PGBL o investidor tem a oportunidade de deduzir os pagamentos feitos no cálculo do Imposto de Renda (IR). O limite é de 12% da renda tributável. Além disso, é preciso fazer a declaração pelo modelo completo e contribuir para o INSS.

Porém, no período de resgate o IR incidirá sobre o total acumulado. Na prática, acontece uma postergação do pagamento do tributo. Já no VGBL não é possível deduzir os pagamentos, mas, ao receber o resgate, o imposto será calculado apenas sobre os rendimentos.

Além do tipo de plano, existem regras diferentes sobre as alíquotas do IR. O investidor pode escolher entre uma tabela progressiva ou regressiva. No primeiro, o percentual varia com o valor do resgate, sendo maior para faixas maiores. No segundo, ele diminui conforme o tempo de aplicação.

Quais são as estratégias aplicadas na Previdência Privada?

Um ponto fundamental quando se trata dos fundos de Previdência Privada é que eles podem ter diferentes estratégias. Por exemplo, existem opções que alocam prioritariamente em renda fixa, visando mais segurança e limitando a rentabilidade.

Também há alternativas arrojadas, que focam em renda variável,  buscando um retorno mais atrativo. Por fim, existem fundos que utilizam as duas possibilidades com o intuito de ter maior equilíbrio entre riscos e rentabilidade, em uma opção moderada, esses investimentos são chamados de fundos multimercado.

Vale destacar que a Previdência Privada não se limita à aposentadoria. É possível encontrar, por exemplo, a Previdência Privada infantil, cujos aportes visam preparar um melhor futuro para o seu filho. Quem deseja obter renda passiva, mesmo sem vínculo com a aposentadoria, também pode se beneficiar.

Logo, é possível perceber que a Previdência Privada pode atender a diversos perfis de investidor e objetivos financeiros. Para tanto, vale pesquisar as diferentes opções do mercado e, diante de dúvidas, contar com uma assessoria de investimentos para ter mais segurança nas suas escolhas.

Como você viu, existem muitos fundos de Previdência Privada, na XP são mais 170 planos, com diversas estratégias de alocação. Portanto, é possível encontrar opções interessantes para perfis de investidores e objetivos financeiros variados.

Veja abaixo 7 CUIDADOS ESSENCIAIS AO ESCOLHER O SEU PLANO:

  1.  Procure planos com ZERO de taxa de carregamento de entrada e saída.
  2.  Planos de Renda Fixa conservadores não devem cobrar acima de 1% ao ano.
  3.  Procure um atendimento que esteja constantemente em contato com você e analisando a sua carteira planos de previdência.
  4.  Não aceite atendimento que só procura você no momento em que decide fazer a portabilidade para um plano melhor de outra instituição.
  5.  Procure balancear seus investimentos. Previdência não é um investimento apenas de Renda Fixa.
  6.  Procure gestores diferenciados em todas as categorias: renda fixa, multimercado, inflação e balanceados.
  7.  Planos PGBL são vantajosos apenas para quem faz declaração completa de Imposto de Renda. Caso não tenha certeza qual tipo de IR você declara, contrate um VGBL.
Este conteúdo ajudou você? Entre em contato conosco e deixe sua opinião.
 
Conteúdo elaborado pela Equipe Target Invest.
 

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.