Especular na bolsa de valores significa fazer operações de curto e curtíssimo prazo, visando obter ganhos financeiros com as oscilações de preços. Nesse cenário, duas das principais estratégias são o day trade e o swing trade.
Você sabe o que essas estratégias significam e como elas se caracterizam? Conhecê-las, entender seus objetivos e os perfis que podem se beneficiar das práticas ajuda a embasar as suas decisões.
Pensando nisso, a seguir você descobrirá o que é o day trade e o swing trade e quando utilizar cada uma delas. Confira!
O que é o day trade?
O day trade é uma prática de especulação em que a negociação ocorre em um mesmo pregão. Ou seja, a compra e a venda dos ativos ou a negociação de derivativos acontece no mesmo dia, entre a abertura e o fechamento da bolsa.
A finalidade é aproveitar as oscilações rápidas de preços dos ativos e derivativos para obter lucro, ganhando na valorização. Contudo, você não pode confundir essas práticas com apostas: os traders fazem estudos para avaliar os movimentos de cotações.
Assim, eles utilizam, principalmente, a análise técnica. Ela foca no estudo de padrões gráficos referentes à cotação e volume de negociação dos ativos. Desse modo, é possível traçar perspectivas de valorização ou desvalorização.
O que é o swing trade?
O swing trade, por sua vez, acontece em um prazo um pouco maior do que o day trade. Aqui, é comum que as operações ocorrem em um período de dois dias a algumas semanas. Assim, as posições não são liquidadas no mesmo pregão.
Porém, a ideia é muito parecida com a do day trade: lucrar com a oscilação dos ativos e derivativos. O especulador também utiliza a análise técnica para avaliação de gráficos e busca de tendências nas cotações.
Quais são os riscos?
É importante entender que essas duas estratégias possuem um alto risco. Apesar de a análise técnica ser um conceito bastante difundido e utilizado, ainda existem situações inesperadas que afetam o preço de ativos.
Imagine uma situação em que, após feita uma análise, o trader avaliou um movimento de alta na cotação de ações. Assim, ele adquire os papéis e espera o momento certo para a venda. Contudo, nesse mesmo dia a companhia é flagrada em um esquema de corrupção.
Nessas situações, é comum que os preços caiam, o que traria prejuízos ao especulador, certo? Logo, é fundamental entender que sempre haverá riscos, ainda que seja feita uma boa análise. Afinal, existem inúmeras questões que impactam nas movimentações dos ativos na bolsa — especialmente no curtíssimo prazo.
Quando utilizar o day trade e swing trade?
Muitos investidores acreditam que o trade é uma forma fácil de ganhar dinheiro na bolsa. Mas a agilidade na busca de ganhos não significa facilidade. É preciso muito conhecimento e tempo dedicado para ter resultados consistentes.
Nesse sentido, é preciso avaliar seus objetivos e perfil de investidor para saber se o trade faz sentido para você. A especulação costuma ser mais voltada para os investidores arrojados, que têm alta tolerância ao risco.
Ademais, ela pode não ser adequada para quem tem objetivos de construir e manter um patrimônio no longo prazo. Se você tem essa visão, o investimento pode ser a alternativa mais condizente com suas metas.
Conseguiu entender o que significa day trade e swing trade? Se você tem alta tolerância aos riscos e quer tentar ganhos a curto prazo, essas estratégias podem ser interessantes. Entretanto, para investidores mais conservadores, outras opções costumam ser mais indicadas.
Na hora de montar sua carteira, a ajuda de uma assessoria de investimentos é fundamental. Por isso, conte com a Target Invest!
Este conteúdo ajudou você? Entre em contato conosco e deixe sua opinião.
Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest.