Quem começa a investir ou abre conta em uma instituição financeira — como uma corretora de valores — costuma se deparar com o conceito de tipo de perfil de investidor. Ele é bastante difundido no mercado financeiro e tem relevância para o processo de composição da carteira de investimentos.
Logo, entender quais são os tipos, para que esse conceito serve e como descobrir o seu perfil pode ajudá-lo a basear suas escolhas ao investir e acelerar a conquista dos seus objetivos financeiros.
Então, que tal entender melhor os tipos de perfil de investidor e saber como descobrir o seu? Acompanhe o conteúdo a seguir e confira as principais informações sobre o tema!
O que é o perfil de investidor?
Perfil de investidor é um conceito que categoriza os investidores de acordo com a sua resistência aos riscos. Nesse sentido, é importante saber que todos os investimentos possuem riscos atrelados, mesmo aqueles considerados mais seguros — como as alternativas de renda fixa.
Portanto, o perfil é uma maneira de indicar qual é a sua tolerância aos riscos ao investir. Assim, se torna mais fácil avaliar as possibilidades que o mercado oferece e escolher aquelas mais alinhadas às suas necessidades e preferências.
Para que ele serve?
Como você viu, o perfil de investidor define a tolerância aos riscos no momento de investir e ajuda o investidor a escolher alternativas de investimentos. Para entender melhor, considere um exemplo prático.
Imagine que um investidor tem pouca resistência aos riscos. Caso ele não considere essa informação, pode montar a sua carteira com diversas alternativas de maior risco. A decisão pode gerar diversos incômodos — como ansiedade diante de oscilações e frustração perante eventuais rentabilidades negativas.
Investidores com alta resistência aos riscos, por outro lado, também podem ter problemas ao montar uma carteira desalinhada ao perfil. Afinal, a relação entre risco e rentabilidade costuma ser inversamente proporcional.
Logo, um portfólio muito seguro tende a ter um rendimento abaixo do desejado por quem aceita mais risco. Desse modo, o investidor com maior tolerância ao risco pode se frustrar se compor um portfólio muito seguro.
Quais são os tipos de perfis de investidor?
Agora que você já entendeu o conceito, vale saber que os perfis de investidor são divididos em três tipos, em ordem crescente de tolerância aos riscos. Veja só como eles se conceituam:
- perfil conservador: têm menos tolerância aos riscos. Então, ele prefere alternativas seguras e previsíveis, com baixa possibilidade de prejuízo;
- perfil moderado: têm uma resistência um pouco maior que os conservadores. Apesar de preferir investimentos seguros, ele consegue suportar alguns riscos para potencializar os ganhos;
- perfil arrojado: têm mais resistência aos riscos. Ele busca por rentabilidades mais altas, ainda que isso signifique que há maior possibilidade de perdas financeiras.
Como descobrir o seu?
Ao compreender o que é o perfil de investidor e quais são os tipos, é preciso considerar os passos para descobrir o seu. Afinal, é com base nessa informação que você terá condições de tomar decisões mais assertivas no mercado financeiro.
Para encontrar essa resposta, é preciso passar por uma análise de perfil de investidor, ou API. Trata-se de um questionário aplicado pela corretora de valores na abertura de conta. Com ele, o investidor responde perguntas sobre objetivos, situação financeira, conhecimento sobre o mercado, etc.
Dessa forma, é possível determinar qual é o perfil de tolerância aos riscos e, com essa informação, identificar as oportunidades de investimento mais adequadas a ele.
Viu como é simples descobrir o seu tipo de perfil de investidor? Lembre-se de que você pode sempre contar com uma boa assessoria de investimentos para ter mais suporte ao fazer seus aportes.
Quer investir com a maior corretora de valores da América Latina e contar com o apoio de um time de assessores qualificado? Então entre em contato com a Target!
Este conteúdo ajudou você? Entre em contato e deixe sua opinião.
Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest.