Estratégia da Semana 31/05

No âmbito externo, destaque para o PIB dos EUA que veio acima do esperado, fator que levou o S&P a seu maior nível histórico. As ameaças de impeachment contra Donald Trump parecem ter se dissipado durante os últimos dias, no entanto, a mídia americana afirma que o ex-diretor do FBI James Comey estaria negociando seu depoimento frente ao comitê de Inteligência do Senado americano. A ata do FED indicou  que o ritmo lento e gradual de aumento dos juros deve continuar, conforme esperado pelo mercado financeiro. Quanto as commodities, o petróleo voltou a negociar abaixo da barreira dos USD50, após acordo da OPEP ser anunciado e frustrar mercados. O cartel anunciou extensão nos cortes previamente acordados até Março, sem indicar novos cortes de produção.

No âmbito local, o assunto continua sendo a permanência ou não do presidente Michel Temer no poder, após as acusações do fundador da JBS, Joesley Batista. Enquanto muitos acreditavam que o presidente poderia renunciar, o mesmo endureceu a luta pela permanência com diversas movimentações no governo. O novo titular do ministério da justiça Torquato Jardim, foi ministro do TSE (justamente quem julgara a chapa Dilma/Temer) na década de 90. Adicionalmente espera-se que ministros solicitem vistas do processo, atrasando o mesmo significativamente. Ao nomear Paulo Rabello como novo presidente do BNDES, Temer espera retomar o ritmo de financiamento do Banco estatal e melhorar sua reputação frente a empresários e a população.  Vale ainda citar a ofensiva contra a JBS e o jogo duro com rebeldes da base aliada. Assim sendo, a saída rápida  que o mercado esperava pode não estar tão próxima assim.

A instabilidade política, portanto, continua muito alta e as incertezas prevalecem. Aumentam as dúvidas quanto a aprovação das reformas trabalhista e da previdência, sendo que a esperança recai sobre o comprometimento da  câmara com a pauta e não com as siglas políticas. Vale ainda citar que 2018 será um ano eleitoral onde deputados e senadores poderão estar mais preocupados em se reeleger do que votar medidas impopulares como a reforma da previdência (principalmente os indiciados pela Lava-Jato, que poderão perder o foro e serem julgados pelo Juiz Sergio Moro).  A situação exige cautela e a proteção é indicada. Em possíveis eleições indiretas (FHC, Rodrigo Maio, Nelson Jobim, Tasso Jereissati e Carmen Lúcia são cotados pela mídia), a cassação pelo TSE e mesmo a permanência de Temer não estão descartadas. Refletindo a atual situação, a agência Moody´s também anunciou que colocou a nota de crédito brasileira em revisão para possível rebaixamento (a agência Standard & Poors fez o mesmo dia 22) .

Fonte: Análise XP Invetimentos

 

 

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.