Boletim do mercado financeiro — Jun/23

Olá, como vai?

O mês de maio de 2023 foi marcado por decisões políticas e econômicas relevantes no Brasil e no mundo. Como esse contexto pode afetar o desempenho da sua carteira de investimentos, é válido acompanhar o que acontece no mercado interno e externo.

Ainda, saber quais são as expectativas para junho pode ajudar a rever a sua estratégia para aproveitar eventuais oportunidades ou proteger seu portfólio.

É por isso que o time da Target Invest elaborou este boletim com as principais informações de maio de 2023 e as perspectivas para o próximo mês.

Continue a leitura e saiba mais!

Indicadores financeiros

Em maio, tanto a bolsa de valores brasileira (B3) quanto o dólar apresentaram alta. Já a inflação brasileira desacelerou, surpreendendo positivamente o mercado. No entanto, o destaque ficou para o avanço do Índice VIX, indicando o receio quanto à volatilidade do mercado.

Confira quais foram os resultados desses e de outros indicadores em maio!

Destaques do mês de maio

Os temas mais relevantes no Brasil e no mundo em maio envolveram definições políticas e econômicas. Esses acontecimentos podem ter diversos efeitos nos próximos meses, portanto, é preciso entender o que ocorreu no período.

Veja quais foram os destaques do mês, de acordo com os resumos semanais da XP Investimentos!

Copom mantém Selic, enquanto Fed e BCE sobem as taxas de juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano. A ata da reunião apontou que a atividade econômica local deve desacelerar conforme o esperado, mas o mercado de trabalho tende a se manter resiliente.

Já o Banco Central Europeu (BCE) elevou a taxa de juros de maneira menos acelerada, com alta de 0,25 ponto percentual. Embora não exista orientação clara sobre o futuro da taxa, o comunicado que acompanhou a decisão sugere que novos aumentos podem acontecer.

Por sua vez, o Federal Reserve (Fed) elevou sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual. A taxa dos EUA passou para a faixa de 5% a 5,25%. Os próximos movimentos dependerão da evolução dos dados econômicos.

Novo arcabouço fiscal é aprovado na Câmara

Após bastante expectativa, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto do novo arcabouço fiscal. Pequenas mudanças foram incluídas no texto, como a retirada da possibilidade de o Poder Executivo definir um valor mínimo para despesas discricionárias.

Mesmo sem o crescimento da receita no ano, a possibilidade de aumento dos gastos em 2,5% acima da inflação no próximo ano foi mantida. O texto passará por análise do Senado antes de ser votado em plenário, provavelmente em meados de junho.

IPCA-15 de maio surpreende positivamente

O IPCA-15 — prévia do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) — de maio surpreendeu os economistas. A variação mensal foi de 0,51%, valor abaixo das expectativas do mercado.

Embora o grupo de alimentação tenha registrado forte alta no mês, os setores de serviços, industriais e bens monitorados trouxeram alívio à inflação.

Esse movimento despertou o ânimo do mercado e foi um dos motivos para o aumento do Ibovespa no acumulado de maio. O índice registrou alta de 3,74% no período, sendo o segundo mês consecutivo de ganhos.

Produção industrial internacional desacelera

Os dados divulgados em maio mostraram que a produção industrial nos Estados Unidos apresentou recuperação em abril, com alta concentrada em veículos automotores. As vendas no varejo tiveram desempenho abaixo das expectativas do mercado.

Na zona do euro, a produção industrial recuou. Apesar desse movimento, a pressão inflacionária deve fazer com que o BCE siga elevando os juros nos próximos meses.

Já a produção industrial chinesa cresceu 5,6% em abril de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado foi menor que a estimativa do mercado, assim como as vendas no varejo. Mesmo com esses resultados, a retomada do crescimento da economia chinesa parece continuar.

Dados dos EUA reforçam necessidade de juros altos por mais tempo

A inflação medida pelo índice de preços Core PCE — o mais acompanhado pelo Fed — subiu 4,7% nos últimos 12 meses. O resultado sugere uma pressão inflacionária acima do esperado pelos economistas.

Indicadores de atividade também foram divulgados, sinalizando aumento nas despesas de consumo. Já os pedidos de auxílio-desemprego estavam abaixo do esperado.

Esses dados sugerem resiliência da economia norte-americana, reforçando o cenário de juros altos por mais tempo. Existe, ainda, a possibilidade de altas adicionais nos juros nas próximas reuniões do Fed.

As expectativas para junho

Entender o que aconteceu em maio ajuda a analisar as perspectivas para junho para perceber o que exigirá mais atenção ao longo desse período. Com isso, você poderá se antecipar às movimentações do mercado e tomar decisões informadas.

Há expectativas tanto no mercado nacional quanto no internacional que merecem destaque. Acompanhe as expectativas para junho!

Divulgações importantes para a atividade econômica

No primeiro dia de junho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2023. O PIB cresceu 1,9% em relação ao trimestre anterior. Em comparação ao mesmo período de 2022, o crescimento foi de 4,0%.

O resultado foi impulsionado, principalmente, pelo crescimento de 21,6% da agropecuária no país. O setor representa cerca de 8% de toda a economia nacional. Ademais, o IBGE deverá divulgar ainda em junho os dados da produção industrial de abril.

 

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou o envio do projeto de lei do teto da dívida americana para votação no plenário. Logo, o assunto deve seguir sob os holofotes.

Além disso, o Fed poderá pular a alta de juros em junho para avaliar melhor os dados antes de tomar decisões sobre os rumos da política monetária.

Neste boletim, você conferiu os acontecimentos mais relevantes de maio de 2023 e entendeu o que esperar nas próximas semanas. Com esse conhecimento, é possível analisar sua estratégia de investimentos e fazer as adaptações necessárias.

Precisa de ajuda profissional para aproveitar as oportunidades do mercado financeiro? Entre em contato conosco da Target Invest e fale com um assessor!

Conteúdo elaborado pela Target Invest.

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.