Boletim do mercado financeiro – março 2022

O mês de fevereiro foi marcado por diversos acontecimentos no mercado internacional, como a disputa entre Ucrânia e Rússia. Ao conhecer os impactos desses movimentos e as expectativas para o próximo mês, é possível ajustar sua estratégia de investimentos, se for necessário — ou encontrar oportunidades para ampliar a carteira.

Por isso, acompanhe nosso boletim, da Target Invest, com os destaques de fevereiro de 2022 e veja o que esperar para março!

 

Indicadores financeiros

Em fevereiro, os principais indicadores financeiros nacionais passaram por altos e baixos — e alguns sofreram mais com a volatilidade do mercado. O destaque foi o Índice VIX, conhecido como Índice do Medo, o qual aponta as expectativas de volatilidade dos investidores sobre o S&P 500.

Confira mais sobre o desempenho desse e de outros indicadores no último mês:

Destaques do mês de fevereiro

Em fevereiro, diversos acontecimentos afetaram direta ou indiretamente o mercado de investimentos nacional e internacional. Com base nos relatórios “Resumo da Semana”, da XP Investimentos, e nas notícias de grandes veículos, veja quais foram os principais destaques do mês:

B3 atinge 5 milhões de contas de investidores

Em 4 de fevereiro, a B3 — a bolsa de valores brasileira — anunciou que alcançou 5 milhões de contas de investidores em janeiro de 2022.

Ao total, são 4,2 milhões de CPFs únicos, consolidando o movimento de crescimento de participantes do mercado de renda variável. Os dados da bolsa também apresentam um aumento na diversificação de carteira dos investidores.

Aumento de 500% nos casos de covid-19 em Hong Kong

Na segunda semana de fevereiro, Hong Kong despertou preocupação internacional devido ao aumento de 500% nos casos de covid-19.

Com isso, novas medidas começaram a ser avaliadas, como intensificação da testagem em massa. Como consequência, o índice Hang Seng Index recuou 4,5% ao longo de fevereiro, com o temor de uma nova onda de casos da doença.

Queda de 26% nas ações do Facebook

Após a divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2021, as ações da Meta — que é dona do Facebook — caíram 26% na bolsa de Nova Iorque (NYSE)

Esse foi o pior recuo da história e resultou em uma perda de valor de mais de 250 bilhões de dólares. O motivo foi a falta de crescimento nos usuários e o aumento da competitividade pela atenção do público.

Invasão da Ucrânia pela Rússia

Após uma escalada de tensões nas últimas semanas, o presidente russo Vladimir Putin deu início a uma ação militar no leste da Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Desde então, as tropas russas avançaram sobre diversas cidades ucranianas, tomaram o controle da usina desativada de Chernobyl e da maior usina nuclear da Europa (Zaporizhzhya) — e intensificaram os ataques em cidades relevantes, como na capital Kiev.

Anúncios de sanções à Rússia pelos Estados Unidos e Europa

Com a invasão da Ucrânia, os Estados Unidos e diversos países da Europa anunciaram sanções econômicas contra a Rússia. Em 22 de fevereiro, os EUA já tinham anunciado as primeiras sanções ao país.

No dia 25, novas medidas foram apresentadas, como o congelamento de ativos do Banco Central russo, fechamento do espaço aéreo para aviões russos e restrições comerciais.

Redução do IPI em 25%

Em 25 de fevereiro, o Governo Federal publicou, no Diário Oficial, uma redução de 25% nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A medida, que poderá reduzir em quase R$ 20 bilhões a arrecadação em 2022, tem como objetivo fomentar a economia.

Crescimento da participação das empresas ligadas a commodities no lucro do Ibovespa

De acordo com o relatório “Raio-XP”, da XP Investimentos, as empresas do setor financeiro, de energia e de materiais representaram 80% do lucro por ação do Ibovespa nos primeiros meses de 2022. Além disso, os três setores representaram, no período, mais de 60% desse índice.

O resultado da participação das commodities também é maior que em 2021: 53,5% em 2021, contra 56,2% em 2022, até fevereiro.

As expectativas para março

Após o aumento de volatilidade em fevereiro, o mês de março pode trazer outras situações atípicas — em especial, no cenário internacional. Por isso, é importante conhecer as perspectivas para se preparar para cada contexto econômico.

Veja o que esperar para o mês de março!

Desdobramentos da guerra entre Ucrânia e Rússia

Para março, as atenções globais estarão voltadas, principalmente, para o conflito entre Ucrânia e Rússia. No final de fevereiro, representantes dos dois países se encontraram em Belarus para discutir um cessar-fogo, mas não houve acordo até agora.

Também existem expectativas sobre os próximos movimentos da Rússia, considerando possíveis retaliações que podem ocorrer se houver o ataque a um país-membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Efeitos das sanções contra a Rússia

Para março, também será possível começar a avaliar os impactos das sanções exercidas contra a Rússia. Entre os efeitos, é esperado o aumento no preço das commodities e, a depender do cenário, a interrupção da cadeia produtiva mundial.

Para o Brasil, há riscos quanto à importação de fertilizantes russos e de Belarus. Isso poderá influenciar a produção agrícola, impactar os preços e afetar a inflação dos próximos meses.

Cenários de juros nos mercados internacionais

Antes do conflito deflagrado pela Rússia, já existiam expectativas quanto ao aumento dos juros internacionais — com destaque para os Estados Unidos e para a Europa. Isso se deve à persistência da inflação nos mercados, o que pode levar a políticas monetárias focadas no aumento dos juros.

Caso esses movimentos se concretizem, o mercado brasileiro poderá ser afetado — por exemplo, a partir da saída de parte dos investidores estrangeiros. Contudo, por enquanto, os investimentos internacionais têm avançado no Brasil, segundo o Banco Central.

Discussão sobre a PEC dos Combustíveis

Com o objetivo de diminuir o preço dos combustíveis e seus impactos, foi apresentada recentemente a proposta da PEC dos Combustíveis, no Congresso Nacional. No entanto, as discussões foram suspensas e adiadas, ainda no começo de fevereiro.

Para março, é possível uma retomada sobre o assunto, bem como outras medidas que ajudem a reduzir os preços dos diversos combustíveis do mercado.

Depois da volatilidade do mês de fevereiro, o mercado financeiro em março já apresenta diversos pontos de atenção. Então continue acompanhando nossos boletins para não perder as próximas informações e os movimentos que podem afetar o mercado!

Se quiser acompanhar de perto as movimentações nacionais e internacionais e contar com suporte para investir melhor, fale conosco da Target Invest!

Este conteúdo ajudou você? Entre em contato conosco e  deixe sua opinião.

Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest.

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.