O que são e como funcionam os contratos futuros de índices?

A B3, a bolsa de valores brasileira, é formada por diferentes ambientes de negociação e instrumentos financeiros. Entre eles, estão os contratos futuros de índices — que podem ser úteis na sua estratégia de proteger a carteira ou especular.

Antes de recorrer a eles, entretanto, é preciso conhecer muito bem o funcionamento dos derivativos. Assim, você pode gerenciar melhor os riscos e fazer operações de acordo com os seus objetivos.

Neste artigo, você entenderá o que são os contratos futuros de índice na B3 e como eles funcionam. Confira!

 

O que são contratos futuros de índices e como funcionam?

Os contratos futuros de índice são derivativos que permitem que os operadores se posicionem de forma comprada ou vendida em relação a um índice de mercado.

Esses instrumentos financeiros fazem parte do mercado futuro. Assim, os contratos futuros têm vencimento em uma data posterior e uma dinâmica diferente em relação a outros ambientes da bolsa.

Quais são as principais características dos índices futuros?

Além de entender o que são os contratos futuros de índice, é necessário conhecer os aspectos gerais que eles apresentam. Confira!

Pontos

Os índices financeiros costumam ser medidos em pontos, os quais têm equivalência em reais. Na bolsa brasileira, os contratos futuros de índice valem R$ 1,00 por ponto. Logo, o preço do contrato varia de acordo com o desempenho do índice.

Lote mínimo

Também é importante considerar o lote mínimo. Nos contratos cheios, ele é de 5 contratos. Porém, existem os minicontratos de índice. Nesse caso, o lote mínimo é de 1 contrato e os pontos representam 20% do contrato cheio. Portanto, cada ponto vale R$ 0,20.

Códigos

Os códigos são usados para identificar o contrato na bolsa de valores. Ele é formado por uma sequência de três letras (como IND, para contratos cheios do Ibovespa) mais uma combinação de uma letra e dois números — que representa o mês e o ano de vencimento do contrato.

Margem

Não é preciso alocar capital para negociar contratos futuros. Em vez disso, é exigida apenas uma margem de garantia. Ela é um percentual do volume a ser operado e pode ser apresentada em dinheiro e em investimentos, como títulos de renda fixa ou ações.

Quais são os principais índices futuros na B3?

Como você viu, um dos contratos futuros de índices da B3 é o de Ibovespa. Ele permite a operação com base no desempenho no principal indicador de ações do mercado brasileiro. Porém, a B3 contempla outros índices no mercado futuro.

Entre eles, estão:

  • Índice Standard & Poor’s 500;
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
  • Índice Brasil 50 (IBrX-50);
  • Índice Hang Seng;
  • Índice Nikkei 225;
  • Índice S&P Merval;
  • Índice FTSE/JSE Top40;
  • Índice de Ações Alemãs (DAX);
  • Euro Stoxx 50.

Como operar contratos futuros de índice?

Caso você tenha interesse em operar contratos futuros, deve começar identificando seu perfil de investidor. É preciso ser mais tolerante ao risco, já que os derivativos têm mais volatilidade e podem envolver alavancagem financeira.

Também é necessário analisar seus objetivos. Em geral, operar no mercado futuro costuma fazer mais sentido para quem busca fazer hedge ou especular. No primeiro cenário, a ideia é proteger a carteira, enquanto o segundo busca obter ganhos em curto e curtíssimo prazo.

Se o mercado futuro combinar com seu perfil e objetivos, é preciso escolher o índice futuro. Para executar as operações, você deve ter conta em uma instituição financeira, por meio da qual poderá acessar o home broker.

Agora você sabe o que são os contratos futuros de índice e como eles funcionam. Dessa forma, é possível avaliar se vale a pena operá-los, se fizer sentido na sua estratégia. Lembre-se, no entanto, de buscar mais informações sobre o mercado para gerenciar os riscos!

Este artigo foi útil para você? Se quiser saber mais sobre essas e outras operações, fale conosco da Target Invest!

Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest.

 

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.