O mercado de investimentos está em constante transformação, considerando as novas necessidades e os interesses por parte dos investidores. No cenário brasileiro, algumas alternativas têm se destacado e podem compor sua carteira.
Desde que eles façam sentido para o seu perfil de investidor e para os seus objetivos, podem ajudar na diversificação dos investimentos. Afinal, são diferentes de muitas escolhas tradicionais e, por isso, podem trazer resultados distintos.
A seguir, veja quais são 4 investimentos que podem estar na sua carteira acompanhando as tendências!
1. Fundos e ações ESG
Começando por uma estratégia que tem se tornado mais conhecida, o investimento ESG é focado na sustentabilidade. Ele permite investir com propósito, pois foca em três aspectos principais: meio ambiente, social e governança.
Para expor seu patrimônio a essas condições é possível, por exemplo, comprar ações de empresas que atendam a esses critérios na bolsa de valores.
Também existe a chance de recorrer a fundos de investimento. Um fundo de ações que use a estratégia prioriza a seleção de ações desse tipo. Há, ainda, os fundos de índice (ETFs) ligados a indicadores de sustentabilidade.
2. Investimentos com exposição internacional
Outra possibilidade para incluir em sua carteira envolve os investimentos com exposição ao mercado internacional. É diferente de fazer um investimento no exterior diretamente, pois não é necessário abrir conta em outro país ou converter o câmbio.
Uma alternativa consiste em investir em BDR. O Brazilian Depositary Receipt ou certificado de depósito em valores mobiliários é negociado na B3 e pode ser vinculado a ações, títulos ou ETFs do exterior.
Mais uma opção inclui investir em ETF vinculado a índices do exterior, obtendo exposição ao desempenho dos ativos. Se preferir, também é possível investir em um fundo internacional, que aloca a maior parte dos recursos em ativos e produtos ligados ao exterior.
3. Criptomoedas
Além desses investimentos apresentados, há como recorrer a alternativas mais arriscadas, se o seu perfil permitir. As criptomoedas são ativos digitais que podem compor sua carteira e, nos últimos anos, passaram por uma grande valorização.
Em vez de se expor com a compra direta das criptomoedas, que não são regulamentadas no Brasil, é possível buscar uma modalidade com segurança institucional. É o caso de fundos de criptomoeda, que permitem uma exposição menos arriscada a esses criptoativos.
4. e-Sportes
O mercado de esportes digitais ou e-Sportes tem crescido no Brasil e no mundo e a expectativa de muitas pessoas é que continue crescendo. Por isso, ele se tornou alvo de investimentos por parte de quem deseja aproveitar essa possibilidade.
Entre as formas de se expor, está a escolha de fundos multimercados com estratégia ligada ao setor. A ideia é alocar recursos em empresas de destaque do segmento, o que permite explorar os resultados delas.
Como você viu, esses 4 investimentos em alta podem favorecer o desempenho da sua carteira e ajudam a aproveitar os movimentos do mercado. Antes de investir, entretanto, tenha a certeza de que eles fazem sentido para o seu perfil e para os seus objetivos!
Este conteúdo ajudou você? Entre em contato conosco e deixe sua opinião.
Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest.