Investir na bolsa de valores e, especificamente, no mercado de ações não envolve apenas a escolha dos ativos. Também é preciso saber como operar nesse ambiente de negociação. Nesse sentido, podem surgir algumas dificuldades.
Para solucioná-las, um assessor de investimentos pode ser de grande ajuda. Porém, é necessário compreender como essa parceria funciona e como você pode se beneficiar dela.
Veja como é possível contar com um profissional do mercado financeiro para investir dinheiro em renda variável!
O que é um assessor de investimento e o que ele faz?
O assessor de investimentos também é conhecido como agente autônomo de investimento (AAI). Ele é um profissional do mercado financeiro que dispõe de conhecimento e de experiência para ajudar investidores em diversos cenários.
A principal função dele é apresentar as alternativas de aplicações financeiras podendo ser em renda fixa e as oportunidades da renda variável, sempre de acordo com o perfil do cliente. Ele não faz recomendações, mas fornece informações e esclarece dúvidas sobre o segmento.
Com o apoio desse profissional, é possível conhecer alternativas para o seu perfil de investidor. Também há como entender melhor os ativos do mercado e traçar estratégias de investimento.
Qual a relação com a operação dos investimentos?
Em termos de funções, uma das alternativas do assessor ainda não é conhecida por muitos investidores: a realização de operações. Se assim você desejar, é possível solicitar e autorizar o assessor a realizar determinadas operações na bolsa de valores em seu nome.
Ou seja, o profissional é capaz de alocar seus recursos, de acordo com suas decisões, no mercado de ações, por exemplo. Tudo isso é feito na chamada mesa de operações de renda variável.
Note que o agente autônomo não tomará as decisões por você e nem fará nada sem sua autorização. O que o assessor se compromete a fazer é realizar determinadas operações com a sua expressa alteração. Ele não deve interferir na escolha, garantindo apenas a execução.
Sendo assim, a ideia é delegar a parte operacional no home broker ou na plataforma de investimentos. Em vez de ter que se preocupar com terminologias e processos específicos, você conta com o assessor para realizar tudo dentro das regras.
Quais são as vantagens da mesa de operação?
Talvez conhecer essa possibilidade faça você questionar os motivos para recorrer a uma mesa de operações. Na prática, há vantagens em contar com um assessor de investimentos para executar as ordens de compra e venda.
Primeiramente, é uma saída para solucionar qualquer dificuldade que você possa vir a ter. Se não tiver tido sucesso em fazer determinadas operações no home broker, por exemplo, a mesa de operações soluciona o problema e presta o auxílio necessário.
Também é uma alternativa que oferece praticidade e que não demanda que você dedique tempo. Basta tomar as decisões que a execução fica por conta do assessor. É uma forma de tornar mais simples o investimento, principalmente quando envolvem ações.
Como você viu, o investimento no mercado de ações não precisa ser complicado. A parte operacional é favorecida pela atuação de um assessor de investimentos. E agora você já sabe que ele pode executar as ordens de compra e venda em uma mesa de operações.
Deseja aproveitar os benefícios de contar com um profissional para auxiliá-lo?
Este conteúdo ajudou você? Entre em contato conosco e deixe sua opinião.
Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest.