Boletim do mercado financeiro – Outubro/22

Olá! Fique por dentro do que aconteceu em setembro e as expectativas do mercado financeiro para outubro/22.

Em setembro de 2022, a bolsa de valores brasileira (B3) contrariou o mercado internacional e teve um desempenho positivo — mesmo diante do cenário eleitoral incerto. Além disso, diversos bancos centrais pelo mundo divulgaram suas decisões a respeito das taxas de juros dos mercados.

Entender esses fatos e se preparar para o que tende a acontecer em outubro pode ajudá-lo em sua trajetória de investimentos. Afinal, você terá a oportunidade de definir a melhor maneira de investir, com foco em seus objetivos financeiros.

Quer acompanhar o que aconteceu e as expectativas do mercado com facilidade? Nós, da Target Invest, elaboramos esse boletim com as principais informações sobre setembro e outubro. Confira!

Indicadores financeiros

Em setembro, a bolsa brasileira teve um resultado positivo e oposto ao S&P 500 — um dos principais indicadores da bolsa de valores americana. Ademais, um dos indicadores de destaque é o VIX, que teve mais de 20% de avanço em seus resultados.

Confira quais são os valores

Destaques do mês de setembro

Em setembro, diversos bancos centrais pelo mundo realizaram suas reuniões periódicas e decidiram sobre as taxas de juros. Além disso, o foco nacional e internacional permanece na economia e os movimentos que têm acontecido podem determinar como será o desempenho ao final do ano.

Para acompanhar o que aconteceu no período, selecionamos os pontos principais dos relatórios “Resumo da Semana”, da XP Investimentos.

Acompanhe!

PIB do segundo trimestre cresce 1,2%

No segundo trimestre de 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,2%. Em relação ao mesmo período de 2021, o aumento foi de 3,2%. O resultado ficou acima das expectativas de mercado e também é o quarto desempenho positivo consecutivo da prévia do PIB.

Rússia suspende o fornecimento de gás para a Europa por falhas no gasoduto

Logo no começo do mês, a Rússia anunciou a interrupção do funcionamento da Nord Stream 1, o principal gasoduto de fornecimento para a Europa. A condição imposta para a retomada foi a suspensão das sanções, realizadas por conta da guerra contra a Ucrânia.

Perto do final de setembro, foram identificados vazamentos do gasoduto sob o mar Báltico. A partir de uma investigação preliminar, surgiu a possibilidade de os vazamentos terem sido causados por danos propositais — o que fez a Rússia acusar os Estados Unidos de sabotagem.

A situação pode agravar a crise dos preços de energia na Europa, especialmente devido à aproximação do inverno no Hemisfério Norte.

Fed e BCE aumentam as taxas de juros dos EUA e Europa

Durante o mês de setembro, tanto o Federal Reserve (Fed) quanto o Banco Central Europeu (BCE) aumentaram as taxas de juros dos EUA e da Europa, respectivamente.

Em ambos os casos, o aumento foi de 0,75 ponto percentual. Com isso, a taxa americana passou para a faixa de 3% a 3,25%. Já a taxa de depósito de referência na Europa ficou em 0,75% — o nível mais elevado desde 2011.

IPCA marca deflação pelo segundo mês consecutivo

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de setembro registrou -0,37%. Essa foi a segunda deflação consecutiva, já que, em agosto, o índice ficou negativo em 0,73%. Com isso, o IPCA-15 acumulado em 2022 passou a ser de 4,63% e o acumulado de 12 meses ficou em 7,96%.

Copom mantém a Selic a 13,75%

Próximo ao final de setembro o Comitê de Política Monetária (Copom) se reuniu para discutir a Selic e decidiu manter a taxa a 13,75%. A deliberação quebrou a sequência de altas que ocorriam desde março de 2021.

A decisão do Copom pode dar indícios sobre o começo de um movimento de redução progressiva da taxa de juros brasileira.

Ibovespa aumenta 0,47%

No último pregão de setembro, o Ibovespa fechou o dia cotado a 110.036,79 pontos. A alta foi de 2,20% na comparação com o resultado do pregão anterior.

No mês, o desempenho da bolsa brasileira foi de 0,47%. Com isso, o Ibovespa superou diversos indicadores internacionais, como o S&P 500 — que recuou mais de 9% no período.

Libra atinge o menor valor contra o dólar em 37 anos

Com o aumento do risco de ocorrer uma recessão global, o dólar tem se fortalecido na economia mundial. Como consequência, a libra esterlina chegou ao menor patamar em relação ao dólar nos últimos 37 anos.

Essa situação também está relacionada ao aumento da inflação no território europeu — inclusive no Reino Unido. Isso tem forçado a adoção de medidas como o aumento dos juros, levando ao enfraquecimento da economia.

As expectativas para outubro

Depois de compreender o que ocorreu em setembro, vale a pena saber quais são as perspectivas para outubro. Isso envolve tanto as questões do mercado nacional quanto do ambiente internacional.

Descubra o que esperar deste mês!

Resultado das eleições gerais

No dia 2 de outubro aconteceu o primeiro turno das eleições gerais para deputados, senadores, governadores e presidente. Já o segundo turno está previsto para 30 de outubro.

Os resultados da eleição podem afetar o mercado, pois ele terá impactos na condução econômica ou no equilíbrio político existente. Desse modo, pode fazer sentido esperar que a definição do pleito cause movimentos no mercado.

Dados do emprego e discursos de dirigentes do Fed

No começo de outubro, é possível esperar informações relevantes sobre o mercado dos Estados Unidos. Os discursos de dirigentes do Fed, por exemplo, podem trazer indícios do eventual comportamento do banco central americano em relação à taxa de juros.

Também haverá a divulgação de dados de emprego da economia dos EUA. A partir deles, será possível avaliar o nível de resiliência da economia norte-americana e quais podem ser os impactos no mercado internacional.

Consequências do The Merge

Após a atualização ocorrida em setembro da rede ethereum, chamada The Merge, os primeiros efeitos da mudança devem ser sentidos. Durante o mês, será possível avaliar como o mercado cripto reagirá a essa mudança, considerada uma das mais relevantes do setor.

Além disso, o movimento poderá trazer mudanças nos preços dos ativos digitais — e isso pode aprofundar o nível de volatilidade do segmento.

Neste boletim, você viu quais foram os principais fatos ocorridos em setembro e o que é possível esperar em outubro. Assim, é possível considerar essas informações para estruturar ou adaptar a estratégia de investimentos, se for o caso.

Quer ter ajuda qualificada para entender melhor o mercado financeiro? Fale com os nossos assessores da Target Invest!

Este conteúdo ajudou você? Entre em contato conosco e  deixe sua opinião.

Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest.

 

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.