Boletim do mercado financeiro – Ago/23

O mês de julho de 2023 foi marcado por questões financeiras relevantes no cenário nacional, como queda na inflação e sequência de alta do Ibovespa. No ambiente externo, aumentos nas taxas de juros deixam o mercado em alerta.

Entender o que aconteceu em julho é importante conferir as perspectivas futuras. Afinal, essas movimentações podem impactar sua estratégia e decisões de investimento nas próximas semanas — um exemplo é a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) sobre a taxa Selic, nos primeiros dias de agosto.

Neste boletim mensal, você verá os destaques sobre o mercado financeiro em julho e as projeções para agosto.

Acompanhe!

Indicadores financeiros

Em julho de 2023, a bolsa de valores brasileira (B3) registrou alta pelo quarto mês seguido, fechando o mês com o maior ciclo de subida do pós-pandemia. Já o dólar se manteve praticamente estável e a inflação apresentou queda.

Ainda, houve o avanço do Índice VIX, indicando o receio dos investidores quanto à volatilidade do mercado.

Confira os resultados dos principais indicadores financeiros registrados em julho!

Destaques do mês de julho

Em julho, o mercado nacional se mostrou otimista, o que se refletiu nos resultados internos. Acompanhar o cenário ajuda a adaptar sua estratégia de investimentos, caso seja necessário, para manter o equilíbrio do seu portfólio.

Para saber mais, confira os destaques do mês, conforme os resumos semanais da XP Investimentos!

 

O principal impulsionador do Ibovespa no período foi a melhora do cenário econômico do país. Somado a esse fator, já havia uma expectativa de queda na taxa básica de juros (Selic) no segundo semestre.

Fitch rebaixa rating dos EUA e sobe o do Brasil

A agência de classificação Fitch elevou a nota de crédito (rating) do Brasil. A decisão foi tomada pela primeira vez em 12 anos e representou uma mudança de BB- para BB. Segundo a agência, o país teve um desempenho macroeconômico e fiscal acima do esperado.

Por outro lado, a Fitch rebaixou a classificação de crédito dos Estados Unidos no primeiro dia de agosto. A justificativa foi o risco de recessão e a preocupação com a situação fiscal da nação. Esses fatores levaram a diversos impasses sobre o teto da dívida no Congresso americano.

A nota de crédito dos EUA passou de AAA para AA+, com perspectiva de estabilidade. Com essa mudança, há a expectativa de manutenção da taxa de juros pelo Federal Reserve (Fed) na reunião de setembro.

Os mercados também reforçaram a preocupação com a sustentabilidade das altas recentes das bolsas norte-americanas.

Inflação em queda nos EUA, Europa e Brasil

Brasil, Europa e Estados Unidos observaram quedas na inflação em julho. No ambiente nacional, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) caiu -0,07% em julho. No acumulado de 12 meses, houve recuo para 3,19% em julho, comparado a 3,40% em junho.

Nos EUA, a inflação ao consumidor ficou em 0,18%, com variação anual de 5,33% para 4,83%. A redução alivia as pressões sobre o Fed que, mesmo assim, elevou as taxas de juros.

No Reino Unido, a inflação ao consumidor passou de 8,7% para 7,9% no acumulado em 12 meses. Apesar da baixa, a pressão inflacionária permanece presente, em especial no setor de serviços. Já na zona do euro, a inflação fechou julho em 5,5%.

EUA e Europa sobem juros

A queda da inflação nos Estados Unidos não foi o suficiente para o Fed manter ou reduzir as taxas básicas de juros. Na verdade, o Banco Central dos EUA aumentou os juros em 0,25 p.p. e elevou o limite superior dos Fed Funds para 5,5%.

O Banco Central Europeu (BCE) também anunciou alta de suas taxas de juros em 0,25 p.p. Com isso, a principal taxa de refinanciamento atingiu o maior nível desde que o euro foi introduzido, chegando a 4,25% a.a.

As expectativas para agosto

Após conferir os principais temas de julho, vale a pena saber quais são as expectativas para agosto de 2023. A análise ajuda a entender quais fatores podem afetar seus resultados e o que verificar no momento de avaliar a eficiência da sua estratégia.

Confira o que esperar para o mês de agosto!

Efeitos das decisões do Copom no mercado nacional

Nos dias 1° e 2 de agosto, o Comitê de Política Monetária (Copom) se reuniu e optou pela redução da Selic. Com a decisão, a taxa básica de juros foi para 13,25%.

A queda na curva de juros pode afetar o mercado de diferentes formas. Na renda fixa, por exemplo, os títulos prefixados e atrelados ao IPCA tendem a se valorizar no curto prazo, devido à marcação a mercado.

Movimentações nos EUA seguem em aberto

Apesar de ter subido as taxas de juros no fim de julho, o Fed manteve as decisões em aberto para as próximas reuniões. Em comunicado ao mercado, a instituição afirma que avaliará novas informações e suas consequências para a política monetária do país.

Como o ciclo de alta não está descartado, vale ter atenção a esse aspecto porque as taxas de juros dos Estados Unidos têm reflexo no mundo todo. Quando elas sobem, a tendência é que os investidores transfiram seus recursos de outros países para os EUA.

Com as informações deste boletim, você se manteve informado sobre os destaques de julho e em relação às expectativas para agosto. A partir desses dados, fica mais fácil compreender os movimentos do mercado e como eles podem impactar a sua carteira de investimentos.

Além de acompanhar os boletins da Target Invest, fale com o nosso time e tenha apoio qualificado ao investir!

Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest.

 

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.