Target Invest - Ações

Como começar a investir em Ações? Descubra!

As Ações são parte do capital social de uma empresa negociadas na bolsa de valores. Ao comprá-las, você se torna sócio do negócio e pode participar dos seus resultados. Para tanto, é preciso saber como começar a investir em Ações.

A depender das escolhas, é possível construir patrimônio e mesmo ter renda passiva, pela distribuição de dividendos.

Para entender como dar os primeiros passos nesse mercado, continue a leitura!

 

Tenha uma reserva de emergência

Antes de comprar Ações, é importante ter segurança financeira. Por isso, monte uma reserva de emergência correspondente a 6 meses dos seus custos. Assim, você tem um dinheiro destinado para imprevistos e pode se sentir mais seguro para se arriscar na renda variável.

 

Avalie seu perfil de investidor e objetivos

Por ser de renda variável, o investimento em Ações tem riscos maiores. Portanto, avalie seu perfil de investidor para ter a certeza de que dispõe da tolerância exigida para o investimento. Em geral, as Ações são mais indicadas para investidores moderados e, especialmente, arrojados.

Além do perfil, é preciso considerar os objetivos. As Ações geralmente são focadas no longo prazo. Isso porque a volatilidade tende a se diluir e os resultados do investimento também precisam de tempo para maturação.

 

Cuide da organização financeira

Caso você defina que o investimento em Ações se encaixa em sua realidade, vale a pena elaborar um planejamento financeiro para viabilizá-lo. Você deverá ter um orçamento, no qual devem estar previstos valores destinados ao investimento.

Para fazer seu patrimônio crescer com mais intensidade, o ideal é realizar aportes frequentes. Por exemplo, a cada mês. Assim, você aproveita o potencial do tempo na sua carteira.

 

Tome decisões embasadas

Com a ajuda de um assessor de investimentos especialista em Renda Variável você consegue traçar um objetivo para seus investimentos em Ações, tomando decisões embasadas e alinhadas aos propósitos dos seus investimentos.

Selecionar quais Ações comprar não é algo aleatório. É importante conhecer bem o mercado e esse tipo de investimento para escolher de acordo com seu perfil e com seus objetivos. Para ajudar, existem estratégias de análise.

No investimento de longo prazo, utiliza-se a análise fundamentalista. Ela considera os pilares das empresas, como sua situação financeira e as projeções de desempenho. Com base nessas informações, é possível definir quais negócios são escolhas mais seguras ou com maior potencial, apesar dos riscos.

Já para quem pretende especular no curto prazo, expondo-se a maiores riscos, existe a análise técnica. Ela é focada na variação de preços e pode ajudar o especulador a entender tendências e possibilidades da bolsa.

 

Considere recorrer às carteiras recomendadas

Se você não puder, não quiser ou não sentir confiança em fazer as análises por conta própria, pode contar com carteiras recomendadas. Elas reúnem Ações de diversas empresas, com base em análises feitas por profissionais do mercado.

Como consequência, são alternativas que economizam tempo e energia do investidor, além de oferecer a vantagem de contar com o suporte de analistas experientes. Se você tem um assessor de investimentos, vale a pena perguntar sobre essas carteiras.

 

Conheça as vantagens da mesa de renda variável

Por fim, vale saber que para investir em Ações não é preciso se limitar a operar no home broker. Em vez disso, pode recorrer a uma mesa de operações da renda variável.

Nela, o operador executa ordens de compra e venda para os clientes – com a devida autorização. Desta forma, o assessor fica responsável por operacionalizar os investimentos. Você toma as decisões e o profissional realiza as etapas práticas. Bastante interessante e prático, não é mesmo?

Agora que você sabe como começar a investir em Ações pode explorar as oportunidades dos ativos. Mas lembre-se de avaliar se esta opção está alinhada às suas expectativas.

E não se esqueça de que, neste processo, contar com uma boa corretora e assessoria especializada faz toda a diferença! Para aproveitar os benefícios da mesa de operações em renda variável, entre em contato conosco! Somos um escritório credenciado a XP, especialistas em Renda Variável.

Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest.

Vamos Conversar?

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.