São os destaques de performance nas classes Renda Fixa, Multimercado e Ações, disponíveis na plataforma da XP
- AXA WF US High Yield Bonds e AXA WF Framlington Digital Economy
- JP Morgan Global Macro Opportunities
- Morgan Stanley Global Opportunity
A crise de 2020 foi um grande teste para a capacidade de gestores de recursos. Diante de uma verdadeira montanha-russa dos mercados, alguns gestores conseguiram capturar muito bem diferentes oportunidades que surgiram ao longo do ano e obtiveram retornos expressivos.
Após a forte queda sofrida pelos ativos de risco no mundo, em fevereiro e março, os mercados internacionais lideraram o movimento de recuperação durante a pandemia, principalmente o mercado de ações. Por exemplo, o índice acionário americano, S&P 500, chegou a cair -30,7% em seu pior momento do ano e fechou 2020 com alta de 16,3%.
A seguir, confira os fundos internacionais disponíveis na plataforma da XP que mais renderam em 2020, assim como os principais destaques na sequência – foram considerados fundos que investem mais de 67% do patrimônio líquido no exterior, nas classes renda fixa com hedge cambial, multimercado com hedge cambial, ações com hedge cambial e ações sem hedge cambial.

AXA WF US High Yield Bonds e AXA WF Framlington Digital Economy
As estratégias são geridas pela AXA Investment Managers, integrante de um dos maiores grupos financeiros do mundo, o AXA Group. Fundada em 1994, de origem francesa e sede em Paris, a empresa tem operações no ramo de Seguros, Serviços Financeiros e Gestão de Recursos.
Na classe Renda Fixa, o AXA WF US High Yield Bonds segue estratégia de investimento em crédito arrojado (high yield) com foco nos EUA. O seu portfólio contém tipicamente entre 220 e 250 títulos, de mais de 150 emissores, com posições que variam 0,2% e 3,0%, garantindo pulverização para sua carteira (redução do risco de concentração em um ativo específico).
Em 2020, o fundo teve alta de 7,0% – ano em que a estratégia conseguiu proteger parte da forte queda sofrida pelo mercado de crédito arrojado nos EUA, durante o início da pandemia, e capturou ganhos com a forte recuperação tida pelo mercado na sequência.
Na classe Renda Variável com hedge cambial, o destaque foi para o AXA Digital Economy, que teve alta de 42,8% em 2020. O fundo segue estratégia de ações long only, com foco no investimento em empresas inseridas na cadeia da economia digital – tema que foi bastante favorecido com a pandemia do coronavírus. A carteira contém escopo global e contém usualmente entre 40 e 60 posições.
Os produtos encontram-se abertos para captação na plataforma da XP. Para mais informações, fale conosco.
JP Morgan Global Macro Opportunities
Com mais de US$ 2 trilhões em ativos sob gestão, a JP Morgan Asset Management está entre as maiores gestoras de recursos do mundo, e sua estratégia Global Macro Opportunities conta com toda sua robustez empresarial, em termos de insumos de pesquisa, processos e controles.
O fundo atua nos mercados de juros, moedas, ações e commodities, com escopo global e a partir da identificação de temas macroeconômicos cíclicos e estruturais. Em 2020, a estratégia teve alta de 13,2% e manteve a consistência, com queda mensal apenas em maio e setembro.
O produto encontra-se aberto para captação na plataforma da XP. Para mais informações, fale conosco.
Morgan Stanley Global Opportunity
A Morgan Stanley Investment Management está entre as maiores gestoras de recursos do mundo, sobretudo em estratégias de ações, e o MS Global Opportunity Dolar Advisory foi o destaque entre os fundos de ações internacionais sem o hedge cambial. Em 2020, o fundo teve alta de 91,1%, com fortes contribuições tanto das ações quanto da valorização do dólar contra o real.
A estratégia foca no investimento em empresas de alta qualidade, a partir de análise fundamentalista bottom-up e escopo de atuação global. Sua carteira é composta por posições de alta convicção, com perfil mais concentrado do que o índice de ações globais – hoje suas maiores posições são Mastercard, Amazon e Uber.
O produto encontra-se aberto para captação na plataforma da XP. Para mais informações, fale conosco, veja se este investimento se encaixa no seu perfil de investidor.
Fonte: xpi.com.br