Ações – Saiba como reconhecer as melhores pagadoras de dividendos da bolsa

Uma das estratégias possíveis para quem investe na bolsa de valores é montar uma carteira de ações voltada a empresas que são boas pagadoras de dividendos. Assim, você pode ter uma renda passiva fruto dos resultados das companhias. Os dividendos representam parte dos lucros do negócio — que são compartilhados entre os acionistas. O percentual e a frequência da distribuição dependem de cada empresa. Por isso, é importante avaliá-las. Se o seu objetivo é ter uma renda passiva e impulsionar seu patrimônio com dividendos, confira nossas dicas para reconhecer empresas que serão úteis para a conquista desta meta!

Identificar o setor da empresa

Um dos principais fatores que devem ser analisados ao investir em ações pagadoras de dividendos é conhecer o setor da empresa. De modo geral, companhias de determinados setores compartilham uma parte maior do seu lucro com os acionistas. Isso se deve, entre outros motivos, à necessidade ou não de maiores reinvestimentos no negócio. Por exemplo, empresas de tecnologia precisam estar constantemente investindo em modernização. De outro lado, algumas companhias mantêm, basicamente, a estrutura já construída. É o caso dos setores de energia e financeiro, por exemplo. As áreas são consideradas mais estáveis e demandam menos reinvestimento das empresas. Contudo, o setor não é um fator a ser analisado isoladamente, já que alguns deles podem apresentar também riscos significativos.

Avaliar o Dividend Yield

Um índice muito utilizado para procurar por boas pagadoras de dividendos é o dividend yield (DY). Ele é um indicador fundamentalista que mostra, basicamente, a relação entre os dividendos distribuídos e o preço pago pela ação. Assim, o investidor consegue avaliar o retorno que o investimento está gerando em termos de custo-benefício. O DY pode ser utilizado para comparar empresas semelhantes e identificar aquelas que pagam proventos mais atrativos. Na hora de avaliá-lo, é importante ter muita atenção. Um cuidado essencial é considerar o DY em diferentes contextos. Desse modo, você consegue perceber se o indicador tem valores relevantes há um bom tempo ou se tem se apresentado atrativo apenas em momentos específicos. Outro cuidado é não levar em consideração apenas o dividend yield na hora de analisar uma empresa. A montagem de uma carteira focada em dividendos também envolve análise dos riscos, da solidez da empresa, da qualidade da gestão e dos demais indicadores de saúde no longo prazo.

Observar a constância dos proventos

Nem sempre um DY alto é um bom sinal para quem procura por ações pagadoras de dividendos, sejam mensais, semestrais, anuais etc. Uma característica central é a constância na distribuição de proventos. Nesse sentido, pode acontecer de você identificar um DY alto agora, mas ele não ter base no longo prazo. Ou seja, no histórico da companhia a distribuição de dividendos não manteve uma média tão alta nos últimos anos. Portanto, vale a pena analisar um intervalo maior para verificar se a empresa realmente paga bons proventos ou se o indicador alto é fruto de algum evento específico. Afinal, não adianta se deixar levar por um DY alto no momento se a expectativa é de que a vantagem não continue. Viu como a escolha de companhias pagadoras de bons dividendos na bolsa requer atenção especial? O ideal é que você busque montar uma carteira sólida e segura, visando o recebimento de lucros substanciais no longo prazo! Quer ajuda para conhecer as melhores pagadoras de proventos do mercado? A Target Invest pode lhe ajudar a encontrar essa informação. Entre em contato conosco!

Vamos Conversar?

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.