Fundos Long Only, Long Biased e Long and Short: quais as diferenças?

Investir em fundos é uma maneira simplificada de diversificar a sua carteira de investimentos. Afinal, ao comprar uma cota, você sabe que um gestor profissional pode alocar o seu dinheiro em ativos variados. A decisão de investimento, no entanto, depende das estratégias do fundo de investimento.

Nesse sentido, é importante saber que existem Fundos Long Only, Long Biased e Long and Short. Esses nomes dizem respeito às estratégias que o gestor usa ao investir os recursos dos cotistas.

Para entender como eles funcionam, continue a leitura!

Os termos “long” e “short”

As pessoas podem se confundir ao ver os termos “long” e “short” associados ao mercado de Ações. O motivo é que, quando se trata de operações na bolsa, as palavras não se referem a “longo” e “curto”.

Nesse contexto, “long” significa “comprado”, e “short”, vendido. Operar comprado é aquilo que você talvez já tenha o costume de fazer quando compra Ações para vendê-las depois.

Operar vendido, por outro lado, significa vender Ações sem tê-las. Isso normalmente é feito a partir do aluguel dos ativos. São os papéis alugados que você está vendendo. Para finalizar uma posição vendida, é preciso comprar as Ações para devolvê-las.

Com operações do tipo short há possibilidade de lucrar com a desvalorização do ativo no curto prazo. Assim, vemos que operar vendido é uma estratégia baseada em especulação.

Da mesma forma que o investidor individual pode ter posições vendidas na sua carteira, Fundos de Ações também podem. É aí que surgem os fundos com estratégias Long Only, Long Biased e Long and Short.

Estratégias de Long Only, Long Biased e Long and Short

Aqui, você verá os detalhes sobre cada uma das estratégias. O que as diferencia é, basicamente, a proporção de posições vendidas no portfólio.

Entenda melhor a seguir!

Long Only

Como o nome indica, em um Fundo Long Only não há posições vendidas, apenas compradas. Isso significa que não há especulação para ganhos em momentos de queda na estratégia de investimento.

Assim, um Fundo desse tipo costuma ter um bom desempenho apenas quando o mercado está com tendência de alta. Pode haver volatilidade no curto e no médio prazo. No entanto, no longo prazo, ele costuma ter mais estabilidade.

Por isso, os Fundos Long Only geralmente são indicados para pessoas com objetivos de longo prazo.

Long Biased

O termo “bias” significa “viés”. Isso significa que um Fundo Long Biased tem um viés para operações compradas. Ou seja, ele geralmente opera comprado, mas não exclui a possibilidade de fazer operações short.

Assim, o gestor pode decidir operar vendido com alguns ativos da carteira, em determinados momentos. Como há um nível maior de especulação nesse fundo, ele pode ser adequado para pessoas arrojadas e que buscam maiores potenciais de lucros no longo prazo.

Long and Short

Por fim, em um Fundo Long and Short, as operações se equilibram entre compradas e vendidas. Na verdade, elas acontecem de acordo com pares de ativos. A estratégia consiste exatamente em escolher duas Ações para montar uma operação.

Então, o gestor ele inicia uma posição comprada em um papel e uma posição vendida no outro. Ele pode obter resultados tanto com a bolsa em queda quanto em alta, desde que a Ação da posição comprada performe melhor do que a outra.

Como você viu, os Fundos Long Only, Long Biased e Long and Short empregam estratégias diferentes. Elas podem fazer diferença tanto no manejo do risco quanto na rentabilidade. Por isso, é essencial escolher um Fundo alinhado ao seu perfil e aos seus objetivos!

Quer encontrar as melhores alternativas de investimento para a sua carteira? Entre em contato conosco e veja como nós podemos ajudar!

Vamos Conversar?

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.