Como diversificar seu portfólio de investimentos? Confira 4 dicas!

Uma das estratégias mais importantes quando se trata de investir no mercado financeiro é a diversificação do portfólio de investimentos. Ela é importante para mitigar riscos e também pode melhorar o retorno obtido.

Essa prática consiste em distribuir o patrimônio em investimentos de diferentes tipos, setores e perfis de risco. O objetivo é alcançar um maior equilíbrio da carteira, porque as possíveis perdas em determinados ativos podem ser compensadas pelos ganhos em outros.

Neste artigo, você aprenderá 4 dicas para diversificar o seu portfólio de investimentos. Continue a leitura!

 

1.     Conheça seu perfil de investidor e objetivos

A primeira dica é conhecer o seu perfil de investidor, que está relacionado com a sua tolerância ao risco. De acordo com ele, você pode ser classificado como conservador, moderado ou arrojado. Esse conhecimento ajuda a definir como será a distribuição dos seus recursos.

Isso evita que a sua carteira envolva riscos maiores do que você pode suportar. Além disso, é importante definir os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Um portfólio verdadeiramente diversificado apresenta alternativas adequadas a todos os períodos.

 

2.     Busque alternativas alinhadas às suas metas

Com os seus objetivos financeiros definidos, fica mais fácil encontrar alternativas de investimento que estejam alinhadas aos seus prazos. Para o curto prazo, as opções de renda fixa podem ser mais interessantes, pois existem diversas opções consideradas seguras e que apresentam liquidez diária.

Para planos de longo prazo, se o seu perfil permitir, é possível encontrar diversos investimentos na renda variável. Em geral, eles apresentam um potencial de retorno maior, mas também envolvem mais riscos.

Vale destacar que, ao escolher um investimento, você não deve considerar apenas a rentabilidade. Avalie também o que você espera em termos de segurança e liquidez. Assim, é possível selecionar as alternativas mais adequadas aos seus planos.

 

3.     Aproveite oportunidades descorrelacionadas

Outra dica importante é buscar aproveitar oportunidades descorrelacionadas para que você consiga equilibrar os riscos e aumentar as possibilidades de rendimento. É isso que garante uma carteira realmente diversificada.

Um investimento de renda fixa que acompanha o CDI (certificado de depósito interbancário) e o mercado de ações, por exemplo, não estão diretamente relacionados. Afinal, quando o CDI cai, é comum que o investidor observe uma valorização na bolsa.

O mesmo acontece com o investimento em dólar e em ouro. Quando a bolsa cai, costuma ocorrer a valorização desses ativos. Escolhas que considerem esse fator costumam trazer mais equilíbrio para o portfólio.

 

4.     Conte com o apoio de uma assessoria de investimentos

Por fim, vale contar com uma assessoria de investimentos. Esse é um serviço gratuito que pode ser disponibilizado aos clientes de corretoras de valores. Desse modo, você pode esclarecer dúvidas, conhecer riscos e oportunidades de investimento de acordo com as suas necessidades.

Isso porque o trabalho do assessor é auxiliar o investidor a conhecer as alternativas disponíveis no mercado, considerando o perfil e objetivos. Como o profissional tem conhecimentos aprofundados sobre o mercado financeiro, ele pode ajudar você a montar uma carteira de investimentos diversificada e adequada às suas necessidades.

Agora que você sabe como diversificar o seu portfólio de investimentos, fica mais fácil diluir riscos e aumentar o potencial de retorno. No entanto, escolhas erradas podem levar a uma falsa diversificação. Assim, vale contar com o apoio profissional para tomar as melhores decisões para a sua carteira.

Este conteúdo ajudou você? Entre em contato conosco e  deixe sua opinião.

Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest.

 

 

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.