A importância do Ouro na carteira de investimento

O Ouro é um metal nobre altamente limitado na natureza. Isso o torna especialmente valioso — e não por acaso que ele foi uma das primeiras moedas usadas na civilização. Por conta de suas características, ter Ouro na sua carteira de investimentos pode ser uma boa alternativa.

Contudo, antes de recorrer a ele, é essencial entender como o recurso funciona e de que forma é possível investir na commodity.

A seguir, veja por que o Ouro pode fazer sentido na sua carteira e conheça as principais maneiras de tê-lo no seu portfólio!

Investir em Ouro vale a pena?

O investimento nesse material pode ser vantajoso, especialmente, graças à descorrelação que existe entre o Ouro e outros ativos financeiros. Um dos exemplos é a bolsa de valores. Em geral, quando as ações caem, a cotação do Ouro sobe — e vice-versa.

A dinâmica acontece principalmente porque, diante de um cenário crítico, as pessoas buscam opções mais confiáveis. Como o Ouro é considerado raro, não sofre os efeitos da inflação ou das políticas de algum país específico.

Assim, o Ouro é uma commodity bastante utilizada para hedge. Ou seja, é uma forma de proteger a sua carteira, trazendo diversificação e balanceamento de eventuais riscos. Inclusive, muitos governos de países têm reservas de proteção no metal — como é o caso dos Estados Unidos.

Como investir em Ouro no Brasil?

Caso você decida ter Ouro na carteira de investimento, é essencial saber como investir nele. O investimento pode ser feito, basicamente, de duas maneiras principais.

Veja quais são!

Contratos de Ouro físico

Uma das alternativas é recorrer aos contratos de Ouro, operados na bolsa de valores. Nesse caso, há o acordo de negociação de determinado volume do metal.

Uma das vantagens do mercado físico é que há garantia quanto à qualidade do metal e o Ouro fica depositado na Bolsa em nome do cliente, ocorrendo uma custodia física. São negociados apenas ativos com 24 quilates e grau de pureza de 99,9%. Na hora de operar, você pode escolher o lote padrão com 250 gramas equivalente a 1 contrato ou uma versão fracionária, com 10 gramas.

Fundos de investimento

Outra possibilidade para operar com Ouro no mercado financeiro envolve os fundos de investimento. Nessa modalidade, é possível adquirir cotas de um fundo que tenha foco no metal. Logo, você conta com uma gestão profissional que realiza a movimentação dos recursos.

Um fundo passivo apenas compra o metal para se prevenir contra mudanças. Já um fundo ativo procura comprar por um valor menor e vender mais caro – obtendo lucro para os cotistas. A escolha dependerá dos seus objetivos.

Será que o Ouro é interessante para você?

Apesar de investir em Ouro ser um caminho usado para proteger a carteira, pode não ser adequado para todos. É importante lembrar que ele apresenta os riscos da renda variável. Por isso, o investidor deve ter perfil com abertura a esses riscos.

No geral, o Ouro é uma escolha que diversifica os riscos de carteiras moderadas ou arrojadas, podendo reduzir as perdas por flutuações ou crises de mercado. No entanto, é preciso considerar os seus objetivos e o seu apetite à volatilidade para definir se, de fato, vale a pena investir em Ouro.

Como você viu, ter Ouro na carteira de investimentos pode ser uma forma de proteger o seu patrimônio que está alocado em outros ativos – especialmente na bolsa de valores. Mesmo assim, é necessário ter a certeza de que a opção se encaixa em suas necessidades e interesses.

Ficou com dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest.


Vamos Conversar?

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.