Reserva de Oportunidade x Reserva de Emergência: quais as diferenças?

A organização financeira é um hábito que lhe permite separar parte do seu dinheiro para usar em um momento oportuno. O valor poupado pode ter diferentes objetivos. Por exemplo, a reserva de oportunidade e a reserva de emergência servem a planos bem distintos.

Apesar de serem frequentemente confundidas, elas não são iguais. Em comum, ambas preveem a separação de recursos para uso futuro. Contudo, os valores guardados e o uso que se dá a eles diferenciam os dois tipos de reservas.

Para aproveitá-las corretamente, veja quais são as diferenças e entenda como cada uma funciona!

O que é uma reserva de emergência?

A reserva de emergência é um termo bastante conhecido entre os que buscam educação financeira. Como o próprio nome revela, ela reúne recursos com o intuito de usá-los em uma situação atípica e emergencial.

Então, ela serve para encarar instabilidades de renda, bem como atua para cobrir gastos que ocorrem de maneira imprevista. Por causa disso, é algo que ajuda a ter conforto, tranquilidade e segurança financeira diante de situações que não foram planejadas.

 

E o que é a reserva de oportunidade?

Por sua vez, a reserva de oportunidade tem um objetivo totalmente diferente. De forma simples, ela representa o montante que fica disponível para quando surge uma oportunidade atrativa. Em especial, no caso de investimentos da renda variável.

Como sabemos, o mercado da bolsa de valores apresenta volatilidade. Assim, em alguns momentos pode haver uma baixa no preço de ativos do seu interesse. Então, a reserva de oportunidade seria útil para aproveitar o momento e realizar compras.

Imagine que, em determinado momento, surja uma possibilidade de investir no exterior. Se todos os seus recursos já estiverem alocados, não será possível aproveitar a chance. A existência da reserva de oportunidade permite realizar os investimentos desejados.

Para servir ao seu propósito, a reserva deve ser investida em uma aplicação segura e com alta liquidez. Contudo, é preciso ter cuidado com o custo de oportunidade. Ou seja, com o quanto você deixa de ganhar enquanto espera a oportunidade futura.

 

Como alocar corretamente as reservas?

Como você viu, não é necessário escolher entre reserva de emergência ou de oportunidade, já que elas têm funções diferentes. Em relação à alocação, ambas tem em comum a necessidade de liquidez.

É importante que os recursos estejam em aplicações líquidas, que permitam a retirada dos valores rapidamente. Além disso, é preciso se preocupar com a segurança dos investimentos. Normalmente, os valores ficam alocados na estabilidade da renda fixa.

Assim, é possível reduzir os riscos e diminuir perdas em potencial no curto prazo. Fique atento, ainda, ao cuidado com relação às taxas e tributos cobrados em aplicações — especialmente em resgates feitos em períodos menores.

Atentar para as características da alocação garante que você tenha acesso ao dinheiro de acordo com a necessidade que surgir. De outro modo, as reservas podem perder suas funções.

Agora, você sabe que a reserva de oportunidade e a reserva de emergência podem ser essenciais para o cotidiano do investidor. Com a escolha de alternativas líquidas e seguras, o dinheiro fica disponível para ajudar em seus objetivos!

Quer saber mais sobre investimentos antes de decidir como montar suas reservas? Fale com um de nossos assessores e conheça as opções disponíveis no mercado!

Conteúdo elaborado pela Target Invest.

ENTRE EM CONTATO 

41 3340-9000

Vamos Conversar?

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.