Por que é importante fazer a diversificação dos investimentos? Entenda!

A diversificação de investimentos é uma das estratégias mais recomendadas para a composição de uma carteira sólida. No entanto, nem todos sabem efetivamente a importância de adotar essa prática ao fazer as alocações no mercado financeiro.

Você também tem essa dúvida? Então descubra, neste artigo, por que fazer a diversificação de seus investimentos e, principalmente, como fazer isso de maneira efetiva.

Não perca!

 

O que significa diversificar investimentos?

Diversificar investimentos significa alocar o seu dinheiro em diferentes alternativas do mercado financeiro. Contudo, isso não quer dizer que você deva escolher vários investimentos de forma aleatória. Na verdade, é preciso investir em opções de diferentes classes, áreas, setores e, até mesmo, de mercados distintos.

Desse modo, o seu capital não estará exposto a somente uma forma de rentabilidade ou ao mesmo tipo de risco. Como resultado, mesmo que um dos investimentos que você tenha em carteira apresente um desempenho ruim em um determinado cenário, os demais ativos poderão compensar esse movimento.

Portanto, a proposta da diversificação é fazer com que o resultado do seu portfólio não dependa de apenas um investimento ou condição. Assim, quanto maior for o nível de diversificação de seu portfólio, mais chances você terá de equilibrar risco e retorno e obter resultados positivos no mercado.

 

Por que a diversificação de investimentos é importante?

Como você viu, a diversificação é uma estratégia que pode ajudar a ampliar o retorno da carteira de investimentos e a evitar a concentração dos riscos envolvidos. Por exemplo, imagine que você sempre invista nas ações de uma única companhia.

Se ela apresentar um resultado negativo e seus papéis desvalorizarem, você poderá ter grandes prejuízos se vender os ativos, concorda? Agora, considere que, além das ações dessa companhia, você invista também em papéis de outras empresas, em aplicações de renda fixa ou mesmo em fundos imobiliários.

Nesse cenário, mesmo diante da queda das ações da empresa em questão, eventuais ganhos na renda fixa ou nos fundos imobiliários podem atenuar as perdas. A depender do caso, é possível que esses ganhos superem o prejuízo realizado no mercado acionário.

Por outro lado, a diversificação também poderá potencializar os seus resultados. Afinal, devido à proteção gerada por essa estratégia, você conta com a possibilidade de investir em alternativas mais arriscadas e com maior potencial de retorno sem precisar abrir mão da segurança para parte do portfólio.

 

Como montar uma carteira diversificada?

Sabendo o que é a diversificação de investimentos e a sua importância, é hora de aprender como montar uma carteira diversificada. Inicialmente, é preciso avaliar o seu perfil de investidor e os objetivos financeiros almejados. Assim, há como saber quais alternativas que se alinham a eles.

Depois, você deve abrir conta em uma corretora de valores que ofereça um portfólio de investimentos completo. O próximo passo é conhecer os investimentos do mercado e escolher opções descorrelacionadas ou com correlação negativa entre si.

Assim, será possível ter na carteira investimentos que ofereçam resultados diferentes sob as mesmas condições de mercado. Veja alguns exemplos:

  • aplicações de renda fixa e ativos de renda variável;
  • investimentos expostos ao mercado nacional e investimento relacionados ao mercado internacional;
  • ouro e ativos negociados nas bolsas de valores;
  • investimentos tradicionais e investimentos alternativos;
  • entre outros.

É preciso destacar que esses exemplos não são indicações de investimentos, e cabe a você analisar e fazer as suas escolhas. Caso precise de ajuda para entender melhor como compor seu portfólio, vale procurar por uma assessoria de investimentos — a exemplo da Target Invest.

Como você viu, a diversificação de investimentos é uma estratégia importante para equilibrar os riscos e o retorno da carteira. Ao adotá-la, é possível proteger seu portfólio aumentar as chances de conquistar resultados favoráveis no mercado.

Quer contar com o apoio de um assessor qualificado ao fazer investimento no mercado? Entre em contato conosco e saiba mais!

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.