Qual o impacto tributário sobre as aplicações financeiras na PJ?

Quando uma pessoa física quer investir, ela precisa levar em conta seu perfil e seus objetivos. Mas quando se trata de uma pessoa jurídica, há mais um fator essencial a se considerar: o impacto tributário das aplicações financeiras.

É importante ter isso em mente para evitar surpresas e manter a empresa em dia com as obrigações tributárias. Por isso, continue a leitura para entender o impacto tributário dos investimentos para as pessoas jurídicas!

 

O impacto das aplicações financeiras em cada regime tributário

Nos investimentos para pessoas jurídicas, as taxas são cobradas de maneira diferente, a depender do regime tributário. Confira!

Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime tributário que simplifica o pagamento de impostos. Empresas de Pequeno Porte (EPP), Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI) são beneficiadas com ele.

A guia que os negócios pagam já inclui IRPJ, PIS, COFINS, CSLL, ICMS, ISS, IPI e CPP, conforme o caso. Visto que o modelo é simplificado, as aplicações financeiras da PJ não requerem nenhuma atenção especial.

Assim que a empresa resgata o valor investido e realiza um lucro, há retenção de IR na fonte. Na próxima DIRPJ, é importante informar o valor do resgate e do imposto que foi retido.

Lucro Presumido

No caso do regime de Lucro Presumido, existe uma presunção do lucro líquido. Nesse sentido, não é preciso fazer cálculos complexos para descobrir o valor que servirá de base para a cobrança de impostos.

Mas é importante ter em mente que o resultado das aplicações financeiras entram na base de cálculo do lucro líquido da empresa, desta forma, caso a empresa apresente lucro em seu balanço, além do IRPJ, existirá a incidência de CSLL.

 

Lucro Real

Nas empresas do regime de Lucro Real, os resultados das aplicações financeiras também entram na base de cálculo do lucro líquido da empresa, então caso a empresa apresente lucro em seu balanço, além do IRPJ, o impacto tributário também se estende ao cálculo de CSLL, PIS e COFINS.

O motivo é que o Decreto nº 8.426/2015 estabelece o pagamento desses impostos por parte das empresas do Lucro Real quando elas fazem aplicações financeiras.

 

Alternativas de investimento para empresas

Além das diferenças tributárias, os investimentos para PJ são mais limitados na comparação com as alternativas para PF. Logo, não há tanta variedade como acontece quando vamos investir como pessoas físicas.

Ainda assim, é possível conferir alternativas para decidir. É importante considerar os objetivos da empresa e, claro, o impacto tributário. Afinal, não se pode esquecer as obrigações relacionadas com o pagamento de impostos.

As opções de investimento disponíveis para PJ incluem:

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário);
  • CRI e CRA (Certificado de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio);
  • LCI e LCA (Letra de Crédito Imobiliário e do Agronegócio);
  • Debêntures;
  • Ações;
  • Fundos de Investimento;
  • COE (Certificado de Operações Estruturadas).

Em casos de investimentos que podem gerar prejuízo, como as alternativas de renda variável, há uma especificidade. Esse tipo de ocorrência gera créditos tributários que podem ser compensados pela empresa.

Uma conta gráfica é uma ferramenta útil nesse sentido. Por meio dela, sua empresa pode visualizar o detalhamento das aplicações para fazer o abatimento dos créditos tributários.

As aplicações financeiras PJ podem ser uma maneira de você guardar recursos que a empresa não está usando no momento. Mas, para aproveitar oportunidades, vale a pena conhecer os impactos tributários que elas terão. Além disso, sempre considere os objetivos corporativos antes de investir!

E além dessas dicas, recomendamos consultar seu contador para um melhor entendimento sobre às alíquotas incidentes e eventualmente a possibilidade de compensação de impostos caso existam créditos tributários a serem utilizados, visando reduzir o impacto financeiro na operação.

Quer saber como encontrar boas alternativas de investimento para sua empresa? Entre em contato conosco!

Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest.

Vamos Conversar?

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.