Taxa de juros

Análise sobre juros | XP Investimentos

 

      Ainda há espaço para a queda de juros

 

  •    Apesar da incerteza doméstica, em especial a Reforma da Previdência, o price action tem sancionado esse cenário mais otimista para a curva de juros.

 

  • Tanto o movimento conjuntural quanto o estrutural sugerem que grande parte da curva de juros tende a sofrer alguma reprecificação.
    Neste contexto, sugerimos um posicionamento na curva no vencimento Jan/21.

A despeito dos riscos ainda presentes, o cenário conspira favoravelmente em prol de uma queda de juros mais forte e mais rápida. Os motivos que dão sustentação a isso têm caráter conjuntural e estrutural.

  • Conjuntural: O Banco Central do Brasil (BCB) parece disposto a reduzir os juros mais do que o mercado tem precificado. O Cenário Focus sugere que a taxa Selic chegue à 8,50% em 2017, ficando estável ao longo de 2018. Um exercício simples que fizemos sugere que haveria espaço para uma queda maior da taxa já em 2017 .

• Estrutural: Apesar do mercado ter na conta que a Reforma da Previdência será aprovada, sempre há espaço para movimentos adicionais de acomodação da curva de juros. Isso ocorre, pois nunca há 100% de consenso, ou seja, há investidores apostando no contrário. Passada a reforma, as posições que apostam na contramão são desfeitas, criando espaço para quedas adicionais da curva de juros. Isso sem falar na expectativa de que metas de inflação mais baixas (para anos à frente), implementadas com credibilidade, também significam juros nominais menores.

 

Motivos para estender o ciclo de queda estão sobrando:  a atividade continua frágil e as expectativas de inflação seguem caindo. O BCB é um gestor de riscos. Ainda que a Reforma da Previdência continue pendente, o Banco Central poderia estender o ciclo, dado que a atividade segue na UTI. Nesse cenário, é melhor pecar em excesso e ficar com a sensação de “passamos do ponto”, do que ser muito conservador e pesar a sensação contrária, “humm… dava para ter ido além”. Nesse cenário, a assimetria sugere que há espaço para uma queda maior da curva de juro. Especialmente em um contexto em que juros em queda estimule a atividade e, por sua vez, melhorem a capacidade de arrecadação do governo. Ambos os movimentos (conjuntural e estrutural) têm impactos sobre a curva de juros como um todo .

Ainda que os prazos sejam relevantes, as taxas de mercado, para vencimentos distintos, se movimentam conjuntamente. Por isso é importante salientar que um ciclo de queda de juros mais extenso e profundo, por exemplo, tende a puxar junto taxas para horizontes distintos.

Em suma, apesar da incerteza doméstica, em especial a Reforma da Previdência, o price action tem sancionado esse cenário mais otimista para a curva de juros. Tanto o movimento conjuntural quanto o estrutural sugerem que grande parte da curva de juros tende a sofrer alguma reprecificação. Neste contexto, sugerimos um posicionamento na curva no vencimento Jan/21.

 

Fonte: XP Investimentos em 15/05/2017

 

 

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.