Juros a 2% ao ano: e agora, como ficam meus investimentos?

Em 2020, a taxa Selic chegou ao menor patamar da sua história – o que já vinha acontecendo nos últimos anos, com cortes sucessivos. Um dos objetivos da redução é estimular o acesso ao crédito e a economia. No entanto, os investidores são impactados pela relação entre juros e investimentos.

E muitas pessoas têm dúvidas sobre como investir nesse cenário dos juros baixos. Mas, antes de olhar apenas para a rentabilidade, vale a pena pensar nos seus objetivos e nas alternativas disponíveis.

Quer saber mais? Confira como organizar seus investimentos em tempos de juros baixos e tomar boas decisões em relação ao seu portfólio!

Qual é o impacto dos juros baixos nos investimentos?

A relação da taxa Selic com os investimentos se dá, principalmente, na renda fixa. Afinal, muitas aplicações têm taxas de juros atreladas à Selic ou a indicadores próximos e ela. Além disso, os juros de títulos prefixados também são pensados a partir dessa referência.

Então, em um cenário de juros baixos, é natural que a renda fixa passe a render menos. Com isso, pode ser comum ouvir opiniões sobre o “fim” das vantagens dessa modalidade.

Mas, será que o rendimento mais baixo é motivo para não investir nesse tipo de investimento?

Por que não olhar apenas para a rentabilidade?

É preciso ter cuidado para não focar apenas na rentabilidade dos investimentos. É claro que um dos objetivos de realizar aportes é fazer seu dinheiro render e aumentar o patrimônio. Contudo, uma escolha eficiente tem que considerar, na verdade, um tripé.

Basicamente, a ideia é que a decisão de investimento seja pautada por:

  1. Rentabilidade;
  2. Segurança;
  3. Liquidez.

Os três aspectos estão presentes nos investimentos e, normalmente, não é possível encontrá-los no mesmo nível. Assim, o desafio é equilibrá-los de acordo com suas preferências, seu perfil e seus objetivos pessoais.

Se um investimento tiver alta liquidez e muita segurança, por exemplo, é provável que não seja tão rentável. Dessa forma, vale a pena pensar de maneira mais holísticas nos seus investimentos.

Lembre-se de que existem inúmeras opções de investimento no mercado – de maior ou menor risco, que podem fazer parte do seu portfólio. E entender que você tem opções para equilibrar o tripé dos investimentos na sua carteira é o primeiro passo para fazer escolhas mais assertivas.

Como escolher os investimentos nesse cenário?

Como você viu, a redução da taxa Selic não deve ser vista, necessariamente, como motivo para deixar de investir na renda fixa. Quem procura por segurança e liquidez, por exemplo, continua encontrando alternativas nesse universo.

Ainda assim, se você tem receio dos impactos dos juros baixos nos seus investimentos, pode ser interessante repensar parte da carteira. É possível encontrar oportunidades de rentabilidade mais alta. Para isso, comece fazendo uma análise da sua situação.

Avalie qual é o seu perfil de investidor — ou seja, qual é sua abertura ao risco dos investimentos. Afinal, alternativas com possibilidades de rendimentos mais significativos geralmente trazem riscos também maiores.

Além disso, pense nos seus objetivos. Compreenda o que você espera do investimento e os prazos de cada um — se precisa ou não de alta liquidez, por exemplo. Algumas opções (inclusive na renda fixa) podem trazer juros maiores, relacionados a prazos mais longos.

Conhecendo a relação entre juros e investimentos, você pode avaliar aplicações da própria renda fixa ou da renda variável. Mas lembre-se de considerar os riscos. Aportes na bolsa de valores são mais adequados para perfis moderados ou arrojados.

Concluindo

Com a taxa Selic baixa, a relação entre juros e investimentos fica mais evidente. Mas, antes de buscar apenas rentabilidade, é essencial refletir sobre as suas características e interesses como investidor. E conhecer as alternativas disponíveis no mercado.

Assim, você pode alocar seus recursos com mais eficiência e diversificar sua carteira, de acordo com seus objetivos e perfil.

E, se precisar de ajuda para conhecer as opções de investimento na renda fixa e variável, entre em contato conosco. Nós poderemos lhe auxiliar!

Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest

Vamos Conversar?

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.