Follow-on x IPO

Quando o assunto envolve ações na bolsa, vale a pena conhecer alguns termos e atividades típicas desse ambiente. Nesse cenário, saber o que é follow-on e o que é IPO permite entender melhor os movimentos das empresas na renda variável.

Ambos os processos têm a ver com a disponibilização de ações no mercado, mas acontecem de maneira distinta. Por isso, continue a leitura e veja quais são as principais diferenças entre o follow-on e IPO!

Acompanhe!

O que é IPO?

Sigla em inglês para Oferta Pública Inicial, o IPO é o primeiro passo para uma companhia abrir capital na bolsa de valores. Ou seja, é o momento no qual ela emite ações e as disponibiliza no mercado.

A partir dessa etapa, o negócio se transforma em um empreendimento de capital aberto, com múltiplos acionistas. O processo deve seguir as regras da Comissão de Valores Imobiliários (CVM) — o que inclui ter o registro necessário para ser listada na bolsa.

Depois de conseguir as autorizações, a empresa deve divulgar todas as informações relevantes sobre o negócio ao mercado. Assim, os investidores podem analisar a alternativa de investimento. E, então, os interessados podem adquirir os papéis.

De modo geral, o objetivo do IPO é atrair recursos para o negócio e levá-lo a um novo nível no mercado. É por isso que essa oferta costuma ser realizada por empresas mais consolidados e que apresentam um bom nível de maturidade – ou que estão em franca expansão.

O que é follow-on?

O follow-on, por outro lado, se caracteriza pela oferta de novas ações no mercado, por parte de uma empresa que já fez o IPO. Ou seja, ele acontece com empreendimentos que já têm o capital aberto e que desejam oferecer mais ações.

O processo de follow-on pode ser primário ou secundário. O primário é o que ocorre quando a empresa emite novas ações para a oferta. Já o secundário se dá quando um sócio majoritário deseja vender a sua participação, total ou parcialmente.

No primeiro caso, os recursos atraídos vão para a empresa. Enquanto isso, no segundo, o capital vai para o sócio majoritário — proprietário original das ações que estão sendo vendidas.

No follow-on primário, a emissão de novas ações faz com que as que já existiam no mercado tenham a participação diluída. Por isso, é comum que acionistas atuais tenham preferência na compra (a partir do direito de subscrição), o que permite manter o nível de participação no negócio.

A oferta das ações pode ser feita de duas formas. Uma é a oferta pública — que é aberta a todos os investidores e segue as regras do CVM como um IPO. A outra é uma oferta restrita, que se submete a menos regras.

Quais as diferenças entre follow-on e IPO?

Depois de entender como funciona o IPO e o follow-on, é possível reconhecer as principais diferenças entre eles, certo?

Como você viu, o IPO é o processo que consolida a transição do capital fechado para o capital aberto. Já o follow-on ocorre quando a companhia já é negociada na bolsa de valores e deseja disponibilizar mais ações aos investidores.

As diferenças entre follow-on e IPO são, portanto, bem marcantes. E conhecê-las pode ajudar você a tomar decisões mais assertivas na bolsa de valores!

Quer acompanhar mais dicas e informações sobre investimentos? Curta a nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Linkedin e confira as publicações!
Gostaria de saber mais sobre investimentos? Entre em contato conosco. 

Conteúdo elaborado pela Equipe Target Invest.

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.