Você sabe o que são fundos ESG? Descubra!

O esgotamento de recursos naturais tem levado a uma preocupação crescente da sociedade com a sustentabilidade. E ela também pode chegar aos investimentos. É por isso que muitos investidores buscam saber o que são os fundos ESG.

Os fundos existem para atender aos objetivos de quem deseja buscar por rentabilidade e também investir de acordo com os propósitos éticos e ambientais. Assim, a escolha dos ativos para investimento considera tais critérios.

Tem interesse em saber mais? Continue a leitura e descubra como os investimentos ESG funcionam!

O que são os fundos ESG?

Os fundos ESG são aqueles que estão alinhados com a sustentabilidade no âmbito da escolha da carteira de investimentos. Como todos os fundos, eles funcionam de maneira coletiva — os investidores adquirem cotas e podem participar dos resultados obtidos por um gestor profissional.

No caso de fundos ESG, há particularidades em relação a outros. Para entender as diferenças, vale saber o que é a sigla ESG. Ela representa:

  • E — meio ambiente (de “environment”, em inglês);
  • S — sustentabilidade (“sustainability”) e
  • G — governança (“governance”).

Então, o grande diferencial é que os investimentos buscam focar em empresas sustentáveis e com governança criteriosa. Os aportes são feitos segundo critérios de avaliação que consideram tais aspectos.

Como os investimentos ESG funcionam?

Entender o que são fundos ESG passa pela compreensão sobre o seu funcionamento e sua relação com as mudanças na sociedade. Mundialmente, há cada vez mais preocupação com o cuidado ao meio ambiente e a redução de impactos naturais.

Os fundos ESG foram criados com o objetivo de priorizar as empresas com práticas sustentáveis de destaque. Para que a escolha seja padronizada, os negócios recebem pontuações segundo os critérios ESG — geralmente, utilizam-se critérios criados por instituições de sustentabilidade.

A partir disso, os recursos captados são usados, normalmente, para adquirir Ações de empreendimentos com as características desejadas. Então, os investidores têm a certeza de que os valores alocados são destinados a negócios com uma atuação ambientalmente responsável.

Quais são as alternativas de investimentos ESG no Brasil?

O que você achou de saber o que são fundos ESG? Caso queira investir em companhias ESG, o mercado brasileiro já apresenta algumas alternativas.

A negociação acontece na bolsa de valores B3 e há duas possibilidades principais de investimentos. Veja quais são!

Fundos

Os fundos de investimento ESG propriamente ditos apresentam o funcionamento que você viu anteriormente. Eles podem ter portfólios diversificados, de acordo com as escolhas da gestão.

O rendimento depende das regras de cada fundo. É possível que o investidor usufrua da distribuição de dividendos, por exemplo, ou valorização das cotas.

ETFs

Além dos fundos ESG, é possível investir também por meio de ETFs que acompanhem indicadores de sustentabilidade. A B3 conta, por exemplo, com o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), o Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e o índice S&P/B3 Brasil ESG.

Descobrir o que são investimentos e fundos ESG é o primeiro passo para investir em empresas sustentáveis e com nível elevado de governança. Se esses são critérios relevantes para a sua tomada de decisão, é possível considerar as alternativas de acordo com seu perfil e seus objetivos.

Quer conhecer ainda mais sobre as alternativas que viu aqui? Basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos assessores para tirar suas dúvidas!

Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest.

Vamos Conversar?

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.