Target Invest - Renda Fixa XP

Relatório Alocação AGO/19

“O momento é transformacional. As reformas avançam, os juros testam novas mínimas. As carteiras precisam ser repensadas e otimizadas.”

Julho foi um mês de avanços importantes e o cenário transformacional começa a se materializar no Brasil. A Reforma da Previdência foi votada no primeiro turno na Câmara logo antes do recesso do Congresso, com economia próxima a R$900bi, o que foi bem recebido.

Não menos importante, o Banco Central anunciou corte de 0,50% nos juros, para 6% ao ano, dando início a um novo ciclo de cortes e uma nova mínima histórica. Vemos a Selic (taxa básica de juros) em 5% até o fim do ano. Em meio a este ambiente, a projeção do juro real para o próximo atingiu a mínima histórica, ficando abaixo de 2%. Juros baixos vieram para ficar, e isso muda tudo.

A Previdência será retomada nesse mês com votação no segundo turno da Câmara, seguindo para o Senado. Enquanto isso, a discussão em relação à agenda após a Previdência ganhou corpo, com destaque para uma Reforma Tributária e agendas micro, como liberação do FGTS. O tema deve ganhar protagonismo, pois, se bem executada, a agenda traz novos horizontes ao Brasil.

Neste cenário, a exposição a risco nas carteiras deve aumentar gradualmente, tema que exploramos na próxima página. Destacamos Bolsa como o melhor ativo no momento, mas uma carteira eficiente deve ser diversificada, passando por outras classes de ativos, como renda fixa e multimercados que comentaremos adiante, sempre respeitando o perfil de cada investidor.

Nos últimos meses, o mercado passou a debater de forma intensa o tema juros mais baixos por mais tempo não só no Brasil, mas no mundo. Após um ano de altas nos juros americanos em 2018, o Banco Central americano (FED) mudou a retórica e reduziu as taxas de juros do país em 0,25% no mês de julho. O cenário é benéfico para mercados emergentes, categoria na qual o Brasil se insere.

Do lado negativo, as negociações comerciais entre os EUA e China foram destaque recente, com tensões elevadas. Inclusive, o presidente dos EUA anunciou no primeiro dia de agosto tarifas sobre produtos importados chineses, seguido por retaliação da China, levando a forte queda nos mercados no começo deste mês. O cenário adiciona volatilidade, aumentando o risco de desaceleração do crescimento global.

Entretanto, a nossa expectativa é de que as tensões diminuam, a medida que uma guerra comercial não é benéfica para nenhuma das partes. Além disso, a desaceleração global pode levar a um corte mais forte de juros nos EUA e no mundo, abrindo mais espaço no Brasil também, o que ajuda a amenizar a volatilidade.

Em resumo, com ambiente reformista no Brasil, juros em queda e uma expectativa de que atividade deve começar a acelerar, o otimismo ganha força, apesar de um cenário internacional mais incerto.

Juros baixos e o impacto nos investimentos

Esperamos juros mais baixos por mais tempo do que a maioria imagina. Na nossa visão, esse é um dos mais importantes paradigmas sendo quebrados no Brasil, com fortes reflexos na economia e nos investimentos.

O Juro Real (juros menos inflação) mede de fato quanto o investimento está rendendo e atingiu a mínima histórica na projeção para fim do ano, chegando a um patamar inferior a 2%. Nossa expectativa é que vá para patamares ainda inferiores ao longo do próximo ano.

Países desenvolvidos passaram por esse processo nos últimos 30-40 anos. Isso muda a forma como o dinheiro é alocado. Projetos que antes não faziam sentido, passam a ser priorizados. O dinheiro que está parado no CDI vai ter que circular. A forma como os brasileiros investem vai mudar.

O que isso muda na prática?

Em um cenário no qual os juros eram 14,25% recentemente, obter retornos com baixo risco era relativamente simples. Isso já não é mais uma realidade.

O investidor conseguia, até recentemente, obter o famoso “1% ao mês” sem ter que incorrer em nenhum dos três tipos de risco: mercado, crédito e liquidez.

O tesouro-Selic, por exemplo, rende a taxa básica de juros e não tem oscilação de preço, com o menor risco de crédito do Brasil, pois é garantido pelo governo, e sem risco de liquidez, podendo ser resgatado diariamente. Enquanto que em 2015-16 ele rendia 14,25% ao ano menos imposto, hoje rende 6,0% menos imposto, com perspectiva de ir para 5%.

Nesse contexto, para obter retornos mais atrativos o investidor vai ter que gradualmente aprender a conviver com mais risco dentro das três grandes categorias:

• O risco de mercado vai ter que ser incorrido – a maioria dos ativos mudam de preço diariamente;

• A exposição a risco de crédito vai ter que ser aumentado – investindo em títulos de empresas (ou fundos expostos a elas) que tenham menor segurança relativa ao governo por exemplo.

• A liquidez da carteira vai diminuir – aplicando parte da carteira em títulos de renda fixa com vencimentos mais longos e fundos com prazo de resgate maior.

As carteiras precisam ser repensadas e otimizadas para refletir este cenário.

 

ENTRE EM CONTATO, VEJA COMO PODEMOS LHE AJUDAR A MONTAR SUA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS, NESSE NOVO CENÁRIO. ECONÔMICO

 

 41 3340-9000

Disclaimer 
Este relatório de análise foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 598, de 3 de maio de 2018, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas. A XP Investimentos não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório. 
Este relatório foi elaborado considerando a classificação de risco dos produtos de modo a gerar resultados de alocação para cada perfil de investidor. 
O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma independente, inclusive em relação à XP Investimentos e que estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado, e que sua(s) remuneração(es) é(são) indiretamente influenciada por receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas pela XP Investimentos. 
O analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Instrução CVM nº 598/18 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório.  
Os analistas da XP Investimentos estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários e na Política de Conduta dos Analistas de Valores Mobiliários da XP Investimentos.  
O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos ou por agentes autônomos de investimento que desempenham suas atividades por meio da XP, em conformidade com a ICVM nº 497/2011, os quais encontram-se registrados na Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários – ANCORD. O agente autônomo de investimento não pode realizar consultoria, administração ou gestão de patrimônio de clientes, devendo atuar como intermediário e solicitar autorização prévia do cliente para a realização de qualquer operação no mercado de capitais. 
Os produtos apresentados neste relatório podem não ser adequados para todos os tipos de cliente. Antes de qualquer decisão, os clientes deverão realizar o processo de suitability e confirmar se os produtos apresentados são indicados para o seu perfil de investidor. Este material não sugere qualquer alteração de carteira, mas somente orientação sobre produtos adequados a determinado perfil de investidor. 
A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes. 
Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. 
SAC. 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. 
O custo da operação e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da XP Investimentos: www.xpi.com.br. 
A XP Investimentos se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo. 
A Avaliação Técnica e a Avaliação de Fundamentos seguem diferentes metodologias de análise. A Análise Técnica é executada seguindo conceitos como tendência, suporte, resistência, candles, volumes, médias móveis entre outros. Já a Análise Fundamentalista utiliza como informação os resultados divulgados pelas companhias emissoras e suas projeções. Desta forma, as opiniões dos Analistas Fundamentalistas, que buscam os melhores retornos dadas as condições de mercado, o cenário macroeconômico e os eventos específicos da empresa e do setor, podem divergir das opiniões dos Analistas Técnicos, que visam identificar os movimentos mais prováveis dos preços dos ativos, com utilização de “stops” para limitar as possíveis perdas.  
O investimento em ações é indicado para investidores de perfil moderado e agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos Ação é uma fração do capital de uma empresa que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, varia conforme as cotações de mercado. O investimento em ações é um investimento de alto risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de forma expressa ou implícita, é feita neste material em relação a desempenhos. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempenho do investimento, podendo resultar até mesmo em significativas perdas patrimoniais. A duração recomendada para o investimento é de médio-longo prazo. Não há quaisquer garantias sobre o patrimônio do cliente neste tipo de produto 
O investimento em opções é preferencialmente indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. No mercado de opções, são negociados direitos de compra ou venda de um bem por preço fixado em data futura, devendo o adquirente do direito negociado pagar um prêmio ao vendedor tal como num acordo seguro. As operações com esses derivativos são consideradas de risco muito alto por apresentarem altas relações de risco e retorno e algumas posições apresentarem a possibilidade de perdas superiores ao capital investido. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto.  
O investimento em termos é indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. São contratos para compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos. O preço será o valor da ação adicionado de uma parcela correspondente aos juros – que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato. Toda transação a termo requer um depósito de garantia. Essas garantias são prestadas em duas formas: cobertura ou margem. 
O investimento em Mercados Futuros embute riscos de perdas patrimoniais significativos, e por isso é indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. Commodity é um objeto ou determinante de preço de um contrato futuro ou outro instrumento derivativo, podendo consubstanciar um índice, uma taxa, um valor mobiliário ou produto físico. É um investimento de risco muito alto, que contempla a possibilidade de oscilação de preço devido à utilização de alavancagem financeira. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento. 
ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO NO VAREJO. 

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.