O que são commodities e como se expor a elas?

A diversificação de uma carteira é uma estratégia fundamental para quem busca diluir os riscos na hora de investir. E o mercado financeiro oferece diversas alternativas que podem contribuir com esse propósito.

Esse é o caso das commodities — você sabe o que elas são? Investir em matérias-primas desse tipo pode atrelar seu portfólio a setores interessantes e aumentar o equilíbrio da sua carteira. Para isso, é preciso entender mais sobre o assunto.

A seguir, entenda o que são commodities e descubra como se expor a elas!

O que são commodities?

Commodities é uma expressão em inglês para mercadorias. Porém, no contexto econômico, esse termo ganha um significado específico. Nele, a palavra commodities é utilizada para designar produtos usados como matérias-primas.

Para você entender melhor o conceito, confira as principais características das commodities:

  • origem primária;
  • qualidade padronizada;
  • produção em larga escala;
  • sem diferenciação de marca;
  • alto nível de comercialização;
  • baixo nível de industrialização;
  • estoque sem perda da qualidade;
  • alta relevância mundial e nacional.

Quais os principais tipos de commodities?

Após entender o que são commodities, é hora de conhecer seus tipos. Confira os principais:

  • agrícolas: commodities ligadas ao agronegócio. Exemplos: café, milho, soja, açúcar e trigo;
  • ambientais: matérias-primas relacionadas ao meio ambiente, como madeira, água, energia elétrica e créditos de carbono;
  • minerais: são as commodities extraídas da natureza. Por exemplo, ouro, prata, alumínio, petróleo, minério de ferro, gás natural e etanol;
  • financeiras: são produtos básicos de uma economia. Títulos emitidos pelo Governo e moedas negociadas no mercado são exemplos desse tipo de commodities.

Ao conhecer quais são as principais categorias de commodities, é possível entender por que o Brasil é conhecido como um dos maiores produtores de matérias-primas no mundo, certo?

Assim, existem diversas oportunidades na bolsa de valores brasileira (B3) relacionadas a esses ativos — que permitem ao investidor participar desse mercado, que está em franca expansão.

Como investir em commodities?

Como você viu, é possível se expor às commodities na bolsa de valores brasileira. Existem diversas formas de alcançar esse objetivo. Uma delas é comprando ações de empresas ligadas às matérias-primas.

Desse modo, os resultados das companhias — e suas respectivas ações — terão influência direta da movimentação do setor de commodities. Os fundos de índice (ETFs) são outra forma de se expor a esses ativos. Uma vantagem deles é que promovem diversificação, pois se trata de fundos de investimento que replicam uma carteira teórica de um indicador do mercado.

Além disso, os ETFs podem promover exposição internacional, já que alguns fundos replicam indicadores de outros países.

Mais uma maneira de ter investimentos estrangeiros ligados às commodities na sua carteira é por meio de BDRs (brazilian depositary receipts), que são certificados de ativos internacionais. Afinal, alguns deles podem estar diretamente ligados ao mercado de commodities.

Por fim, é possível operar com commodities no ambiente do mercado futuro, por meio dos derivativos. Eles são contratos que possibilitam exposição ao preço futuro de um ativo, como moedas e metais, e podem ser usados em estratégias de proteção ou especulação.

Agora você já sabe o que são commodities e como se expor a elas por meio da bolsa de valores brasileira. Antes de investir, lembre-se de conhecer mais sobre esses ativos e as alternativas de investimento disponíveis. Além disso, sempre considere seu perfil de investidor e objetivos financeiros na tomada de decisão.

Quer saber mais sobre as oportunidades da bolsa de valores? Entre em contato conosco da Target Invest e descubra como podemos ajudar você!

Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest.

 

 

 

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.