IPCA em alta: 4 dicas para se proteger da inflação!

Entender o atual contexto econômico do país é fundamental para quem deseja começar a investir ou já tem uma carteira de investimentos montada. Nesse sentido, é pertinente conhecer o que é a inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Afinal, ela está entre os principais indicadores da economia brasileira. Ademais, as suas variações afetam o mercado local como um todo — inclusive os investimentos, sejam eles de renda fixa ou de renda variável.

A seguir, entenda mais sobre o tema e saiba o que fazer quando o IPCA está em alta ao conferir 4 dicas para se proteger da inflação. Não perca!

 

O que é a inflação (IPCA) e o que ela significa?

Se você acompanha o mercado nacional, já deve ter percebido que os preços costumam ficar mais elevados com o passar dos anos. Isso acontece por conta da inflação, que corresponde ao aumento generalizado dos preços de bens e serviços.

No Brasil, como visto, a inflação é medida pelo IPCA. O órgão responsável pela divulgação do índice é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para tanto, ele considera a evolução dos preços de uma cesta de produtos e serviços essenciais para a população.

Seu resultado é divulgado todos os meses, mostrando o avanço ou retração da inflação no período. A depender das suas variações, os investimentos de renda fixa podem se tornar menos ou mais atraentes — impactando também a renda variável.

Afinal, a rentabilidade real de um investimento envolve subtrair, do rendimento bruto, a inflação do período. Assim, quanto maior a inflação, menor tende a ser a rentabilidade líquida da carteira.

 

Como se proteger da inflação com 4 dicas?

Agora que você sabe o que é inflação e entende que ela pode impactar os seus investimentos, é válido conferir como se proteger dela. Veja 4 dicas nesse sentido!

1. Considere-a ao escolher um investimento

Ao montar uma carteira de investimentos, é importante também considerar a inflação. No caso de aplicações de renda fixa, você poderá escolher títulos públicos ou privados com rentabilidade híbrida, que estejam atrelados ao IPCA e mais um percentual específico.

Já na renda variável, a falta de previsibilidade impossibilita traçar garantias quanto ao retorno. No entanto, você pode usar o IPCA como referência para analisar o potencial de rentabilidade de um investimento e, assim, decidir se deve mantê-lo ou não na carteira.

2. Diversifique a sua carteira

A diversificação também pode ser uma boa forma de se proteger da inflação. Isso porque, ao ter investimentos submetidos a diferentes níveis de risco e rentabilidade, eventuais prejuízos causados pelos avanços da inflação em algum investimento poderão ser compensados com os ganhos em outros.

3. Avalie dolarizar os seus investimentos

Outra estratégia capaz de proteger o seu portfólio contra os efeitos da inflação é a dolarização. O motivo é que se expor ao dólar diminui o risco do mercado nacional — inclusive em relação ao cenário inflacionário do país. Além disso, o dólar é uma moeda mais estável que o real.

4. Tenha cuidado com investimentos atrelados aos juros

Quando se fala em cenários de alta inflação, investimentos atrelados aos juros podem chamar atenção. Isso acontece porque o Bacen (Banco Central) costuma elevar a Selic para controlar a economia.

No entanto, lembre-se de que uma Selic alta pode ser sinal de uma inflação maior ainda. Por isso, vale a pena avaliar as alternativas com cautela para fazer a melhor escolha para o seu portfólio.

Após conhecer 4 dicas para se proteger da alta do IPCA, o índice da inflação, você poderá montar ou remanejar sua carteira de forma estratégica. Porém, não deixe de também considerar o seu perfil de investidor e objetivos antes de tomar decisões.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos que também investem e entre em contato conosco.

Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest.

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.