Boletim do mercado financeiro – abril 2022

O mês de março trouxe diversos acontecimentos decorrentes do primeiro mês de guerra entre Ucrânia e Rússia. Além de entender o que aconteceu, vale conhecer as perspectivas para abril e para os próximos meses de 2022, já que essas questões podem impactar sua estratégia de investimento.

Nesse boletim, nós, da Target Invest, apresentamos os destaques de março de 2022 e o que você pode esperar de abril. Confira!

Indicadores financeiros

Em março, os indicadores financeiros refletiram as mudanças que aconteceram em fevereiro e trouxeram as expectativas para o futuro. Um dos destaques ficou para o Ibovespa, que apresentou um desempenho significativo no mês.

Saiba qual foi a performance desse e de outros índices em março:

 

Destaques do mês de março

Em março, o mercado global sentiu os principais efeitos da volatilidade do mês anterior. De acordo com os relatórios “Resumo da Semana”, da XP Investimentos, e das publicações dos veículos jornalísticos, confira quais foram os destaques do mês:

Rússia e Ucrânia realizam rodadas de negociação pelo fim da guerra

Ao longo de março, os representantes de Rússia e Ucrânia realizaram encontros para discutir o possível encerramento da guerra. Embora tenham sido fechados acordos temporários de cessar-fogo com foco na retirada de civis das cidades sitiadas, o conflito permaneceu.

No entanto, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky declarou estar disposto a aceitar a neutralidade da Ucrânia — uma das exigências da Rússia para o fim da disputa.

Congresso Nacional aprova projetos para conter o preço dos combustíveis

Diante da disparada de preços da gasolina e seus derivados no Brasil, o Congresso Nacional discutiu projetos sobre o tema ao longo de março. No Senado Federal, foi aprovado o Projeto de Lei (PL) que cria um fundo de estabilização dos combustíveis e de subsídios para parte da população.

Já a Câmara dos Deputados aprovou um texto-base que prevê a alíquota única de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o combustível.

Atividade industrial no Brasil caiu 2,4% em janeiro

Em 9 de março, foi divulgado o resultado da atividade industrial brasileira em janeiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mês registrou uma queda de 2,4% da produção. O desempenho praticamente neutraliza o resultado positivo de dezembro, que foi de 2,9%.

Segundo os dados, a retração aconteceu em todo o segmento industrial. Porém, a indústria automobilística sofreu especial impacto em suas atividades de fabricação.

Preço do petróleo Brent atinge maior preço desde 2008

Diante do conflito europeu, do aumento da percepção de risco global e dos impactos na produção, o petróleo Brent atingiu o maior preço desde 2008 — quando ocorreu a crise no mercado imobiliário dos Estados Unidos.

Para tentar conter a alta do preço, os Estados Unidos começaram a utilizar parte do estoque de petróleo — em uma quantidade inédita para esse tipo de liberação no país. O objetivo é conter o preço da commodity e, consequentemente, o custo referente à energia.

Banco Central dos Estados Unidos eleva taxa de juros em 0,25%

No começo do mês, o Federal Reserve System (Fed) tinha apontado a possibilidade de aumento na taxa de juros da economia dos Estados Unidos. Em 16 de março, o aumento se concretizou em 0,25 ponto percentual.

Essa foi a primeira alta ocorrida desde 2018, na tentativa de conter a maior inflação desde 1982 —e novas altas poderão ocorrer nas próximas reuniões.

Aumento recorde de casos na China gera novos lockdowns no país

Apesar da expectativa de afrouxamento da política de zero covid da China, em 14 de março o país declarou novos lockdowns que atingiram 37 milhões de pessoas. O motivo foi a maior onda de casos da doença desde o início da pandemia.

A situação pode afetar o crescimento econômico do país, que já apresentava uma redução de expectativas. Ainda, o cenário poderá afetar outros mercados globais devido à influência da China como parceira econômica global.

Ministério da Economia zera impostos de importação de produtos de consumo

Em 22 de março, o Ministério da Economia anunciou a isenção de impostos de importação para seis produtos com maior peso nos índices de preço. Ademais, o etanol passará por reduções nos tributos.

Já os bens de capital, telecomunicações e informática terão uma redução adicional de 10% no imposto. O objetivo é ajudar a frear o avanço de preços, de modo a arrefecer a inflação.

Dólar cai 7,7% ao longo do mês

Em 31 de março, o dólar fechou o dia negociado a R$ 4,76, seguindo uma tendência de queda dos últimos dias. No mês, o câmbio recuou 7,7%.

Ainda, a moeda americana teve uma queda acumulada de 15% em todo o trimestre. Em parte, isso se deve à atração de mais investidores internacionais devido à Selic mais elevada, o que aumentou a oferta de dólares na economia brasileira, ajudando a diminuir o câmbio.

As expectativas para abril

Além de conhecer os pontos principais de março, é essencial saber o que esperar de abril. Existem pontos que exigem atenção no cenário nacional e no contexto internacional.

Confira as principais expectativas para abril!

Novos desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia

Para abril, novamente há a expectativa sobre como se desenrolará a guerra entre Rússia e Ucrânia. São esperadas novas rodadas de negociação em busca do encerramento do conflito — embora fatos novos possam alterar a dinâmica do conflito.

Além disso, é crescente a preocupação a respeito de um conflito nuclear, já que é uma possibilidade considerada pelo Kremlin em caso de “ameaça à existência” do país.

Discussões sobre desonerações tributárias

Após o Congresso Nacional aprovar textos e projetos referentes à alta dos combustíveis, é possível esperar novas discussões em abril. Deputados, senadores e o Ministério da Economia continuam buscando propostas para conciliar controle do avanço dos preços e arrecadação estadual e federal.

Também ocorrerá a troca de comando da Petrobras, após a demissão de Joaquim Silva e Luna, com a indicação de Adriano Pires.

Decisões no mercado nacional e no contexto internacional marcaram o mês de março e ajudaram a definir as expectativas para abril. Ao acompanhar os próximos boletins, você poderá conhecer o que acontece no Brasil e no mundo.

Se quiser ter ajuda para entender melhor essas movimentações e os impactos na sua carteira, fale conosco da Target Invest!

Este conteúdo ajudou você? Entre em contato conosco e  deixe sua opinião.

Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest.

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.