Os Fundos Imobiliários, dos diversos tipos, são alternativas que podem se mostrar interessantes para investidores que desejam se expor ao mercado de imóveis de maneira simples e ter uma carteira diversificada. Afinal, o portfólio montado pelo gestor costuma ser composto por diversos ativos.
A gestão profissional também traz a vantagem de praticidade em relação à burocracia na administração dos ativos. E o funcionamento dos FIIs permitem que investidores com menor capital também possam usufruir do crescimento desse mercado.
Você tem interesse no assunto? Se você pretende investir em fundos imobiliários, é preciso conhecer as alternativas disponíveis para, então, definir qual delas deve integrar o seu portfólio.
A seguir, conheça os principais tipos de Fundos Imobiliários e descubra como reconhecê-los antes de investir!
O que são Fundos Imobiliários?
Os Fundos Imobiliários (FIIs) são uma modalidade coletiva de investimento, em que investidores se reúnem para investir no setor de imóveis. Os recursos são atraídos pela venda de cotar e são, então, consolidados e movimentados em conjunto por um gestor profissional.
Nesse tipo de fundo, é comum encontrar uma rentabilidade mensal, pois os FIIs são obrigados a distribuir a maior parte do seu lucro com os cotistas. Os dividendos são distribuídos de maneira proporcional às cotas que cada um possui.
Quais são os tipos de Fundos Imobiliários?
Apesar de ter semelhanças no formato geral, existem tipos diferentes de Fundos Imobiliários. A maior diferença entre eles é a alocação de recursos — que é feita em investimentos distintos.
A seguir, veja quais são os tipos principais!
Fundos de tijolos
Os fundos de tijolos recebem esse nome porque investem, majoritariamente, em imóveis físicos. É o caso de usar os recursos para construir ou adquirir empreendimentos imobiliários, que podem ser vendidos ou alugados. Esse tipo de FII costuma oferecer renda passiva mais constante aos investidores.
Fundos de papéis
Os fundos de papel, como o nome indica, são voltados para títulos. Nesse caso, o aporte dos recursos é feito em aplicações associadas ao mercado imobiliário. Por exemplo, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Letra de Crédito Imobiliário (LCI), ambos títulos de renda fixa.
Fundos de fundos
Por fim, os fundos de fundos são um tipo em que o dinheiro é direcionado para a aquisição de cotas em outros FIIs. Logo, o gestor seleciona fundos de tijolo e/ou de papel para compor o portfólio, tendo resultados de acordo com as cotas adquiridas. Com isso, há uma ampliação na diversificação.
Outros tipos
Além dos tipos que você viu, pode existir classificações secundárias entre os tipos de Fundos Imobiliários que são negociados na B3, como:
- fundos de desenvolvimento imobiliário;
- Fundos Imobiliários de hospitais;
- fundos de hotéis;
- fundos de varejo;
- fundos híbridos, etc.
Qual é o tipo de FII mais rentáveis?
Uma das dúvidas comuns quando se fala no tipo de Fundo Imobiliário é qual seria a alternativa mais rentável. Na verdade, não há um melhor tipo de maneira geral. É preciso tomar a decisão de acordo com o seu perfil, seus objetivos e as características de cada FII.
O modelo de papel, por exemplo, tem um funcionamento mais próximo ao da renda fixa, pois investe com foco em títulos. Já as outras modalidades podem representar riscos maiores, com possibilidades de rentabilidade diferentes.
De qualquer forma, definir um retorno como sendo positivo ou não depende de cada investidor. Portanto, o ideal é entender qual é o seu perfil, qual é o seu apetite ao risco e qual alternativa consegue se aproximar mais do que você deseja no mercado.
Depois de conhecer os diversos tipos de Fundos Imobiliários, é possível tomar decisões mais conscientes sobre eles. Como você viu, os investimentos se diferenciam pela alocação do portfólio. Com isso, basta considerar as suas características para fazer sua escolha!
Tem dúvidas sobre qual o melhor fundo imobiliário para sua carteira? Então entre em contato conosco!
Este conteúdo ajudou você? Entre em contato conosco e deixe sua opinião.
Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest.