Fundos Quantitativos

Fundos quantitativos: o que são e como funcionam?

Os fundos de investimento são uma modalidade coletiva que costuma agradar diversos investidores. Entre os principais atrativos está a presença de um gestor profissional para montar o portfólio. E o que você acha de contar também com a tecnologia?

Fundos quantitativos são um tipo de fundo de investimento que, além da gestão, inclui também o elemento tecnológico na montagem do portfólio. Assim, as decisões sobre onde investir são tomadas com a ajuda de programas computacionais.

Quer entender melhor como funciona e quais são as vantagens disso? Confira a seguir!

O que é o fundo quantitativo?

Basicamente, um fundo de investimento quantitativo é um fundo que não se baseia apenas na análise feita por pessoas. Sabe-se que, por mais que um gestor seja experiente no mercado, ele apresenta limitações humanas em relação às avaliações que pode fazer.

De outro lado, um programa tecnológico pode complementar a análise ao processar milhões de dados rapidamente e oferecer informações que poderiam passar despercebidas antes. Assim, os fundos quantitativos negociados no Brasil partem de análises numéricas para basear decisões.

Como você pode ver, a estratégia permite reduzir muito os efeitos da subjetividade na escolha de investimentos. Logo, o fundo pode agradar investidores que procuram por um portfólio objetivo e baseado em evidências.

Como ele funciona?

Os fundos quant, como também são chamados, funcionam com o incremento da inteligência artificial, que operam com base em análises matemáticas e algoritmos, esses algoritmos são utilizados para acompanhar o mercado de renda variável e indicar decisões vantajosas de investimento ou especulação.

Em geral, trata-se de fundos multimercado. Ou seja, aqueles que podem mesclar diversas estratégias de investimento sem obrigação de alocar um percentual definido do portfólio em determinados tipos de ativos.

É importante destacar que a gestão do fundo continua tendo um papel importante. Afinal, a tecnologia não trabalha sozinha. Há pessoas por trás dos programas para definir quais são os algoritmos mais interessantes dentro da estratégia selecionada para o fundo.

Então, o sistema é personalizado para buscar as oportunidades que interessam ao gestor e aos cotistas. Por isso, é essencial ter o cuidado de ler a lâmina do fundo e entender sua estratégia e nível de risco antes de investir.

Quais as vantagens do fundo quantitativo?

Agora você sabe o que é e como funciona um fundo do tipo quantitativo. Qual sua opinião sobre ele? Parece valer a pena investir nele? Incluir cotas na sua carteira pode ser uma técnica de diversificação dos seus investimentos.

Afinal, ele funciona de maneira bem diferente das demais alternativas do mercado — podendo se tornar um fator de proteção, por ter baixa correlação com elas. Assim, pode fazer sentido procurar os melhores fundos quantitativos.

Mas, quais são as vantagens? Além da diversificação e do trabalho de um gestor profissional, o benefício diferencial dos fundos quantitativos é, claro, a tecnologia agregada. Um fundo desse tipo realiza análises que um ser humano ou mesmo uma equipe não conseguem de forma autônoma.

Assim, é possível ter maior capacidade de avaliação de dados e também reduzir os efeitos da subjetividade e das emoções na tomada de decisão. Lembre-se de que a ideia é se basear nos números e nos algoritmos.

Antes de optar por investir ou não em fundos quantitativos, no entanto, avalie o seu perfil e risco e os seus objetivos para decidir se este é ou não um investimento atrativo para sua carteira. E, finalmente, não se esqueça de que a renda variável envolve riscos significativos – e é preciso considerá-los nas suas decisões de investimento!

Quer conhecer os melhores fundos quantitativos do mercado e avaliá-los de perto? Entre em contato conosco. Podemos ajudar você!

Elaborado pela Equipe Target Invest

Saiba mais, entre em contato

41 3340-9000

Vamos Conversar?

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.