Fundos Private Equity: o que são e como funcionam?

O investimento em Ações está entre os mais conhecidos pelos investidores. Ele é usado para se tornar sócios de companhias que tenham capital aberto. Mas você sabia que também é possível investir em empresas que não estão listadas na bolsa?

Na verdade, a viabilidade disso se dá por meio dos Fundos Private Equity. Já ouviu falar deles? Trouxemos este artigo para ajudar você a entender o assunto.

Por isso, continue lendo!

O que é private equity?

Antes de falarmos sobre esse tipo de fundo, é importante você entender o que é private equity. A palavra inglesa private significa privado. No entanto, tome cuidado para não se confundir com o significado de privado aqui no Brasil.

Na língua inglesa, quando se trata de empresas, a palavra privado identifica aquelas que têm capital fechado. Ou seja, suas Ações não são negociadas em bolsa. Quanto à palavra equity, se refere a participação em Ações.

Desse modo, private equity significa a participação em Ações de empresas de capital fechado.

O que são os Fundos Private Equity e como funcionam?

Agora que você já sabe o que é o termo, ficou mais fácil entender o que são os Fundos Private Equity. Basta compará-lo como os Fundos de Ações, que reúnem uma seleção de empresas na carteira.

Os Fundos Private Equity são semelhantes, mas com empresas não listadas na bolsa. Tais fundos aportam dinheiro em companhias que estão em fase de crescimento ou de reestruturação. Geralmente, elas não cumprem os requisitos para abrir o capital na bolsa.

Por isso, os fundos são uma solução para que elas obtenham recursos. Uma característica importante desse tipo de fundo é que eles visam o longo prazo. Logo, o investidor deve se comprometer a manter seu dinheiro investido por vários anos.

Por conta da sua complexidade, os Fundos Private Equity estão disponíveis apenas para investidores qualificados. Ou seja, profissionais com certificação do mercado financeiro ou quem tem R$1 milhão investidos e assina um termo comprovando tal condição.

Diferenças em relação ao Venture Capital

Ao ler sobre os Fundos Private Equity, talvez você tenha se lembrado dos Fundos de Venture Capital. Os conceitos são parecidos, mas eles apresentam diferenças.

Os Fundos de Venture Capital normalmente investem em empresas que estão em uma fase mais inicial. Além disso, as companhias costumam ser da área de tecnologia e apresentar potencial de crescimento rápido. Ao mesmo tempo, podem apresentar um nível maior de risco.

Quais são as vantagens desses Fundos?

Investir em Fundos Private Equity pode proporcionar algumas vantagens para o investidor. Por exemplo, o rendimento esperado geralmente é maior. No entanto, é preciso ter em mente que isso se deve a um risco maior. Afinal, as empresas não tem tanta solidez no mercado.

Outra vantagem é que esses fundos são uma forma de o investidor diversificar sua carteira. Em muitos casos, o fundo investe em mais de uma companhia e pode incluir empresas pertencentes a setores diferentes.

Como vimos, esses investimentos são uma alternativa de investimento que pode ajudar você a compor seu portfólio. No entanto, é importante considerar seu perfil e seus objetivos para fazer boas escolhas, certo?

Gostou de conhecer esse tipo de investimento? Entre em contato conosco e descubra os Fundos Private Equity que estão disponíveis no mercado!

Conteúdo elaborado pela Equipe Target Invest.

Vamos Conversar?

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.