Você já ouviu falar sobre os fundos de investimentos? Essa modalidade pode agregar às estratégias de muitos investidores e ajudar na diversificação da carteira. Afinal, existem diversas alternativas de fundos no mercado, que apresentam riscos e rentabilidades distintas.
Entretanto, antes de investir, vale a pena entender como funciona um fundo de investimento. Assim, será mais fácil identificar se esse veículo tem espaço no seu portfólio.
Quer saber mais? Então continue a leitura para entender o que é e como funciona um fundo de investimento e suas principais características.
Confira!
O que é e como funciona um fundo de investimento?
Para entender como funciona um fundo de investimento, é preciso conhecer seu conceito. Trata-se de uma modalidade ou veículo de investimento que reúne recursos de um grupo de indivíduos em busca de um objetivo em comum para alocação dos seus recursos financeiros.
Na prática, funciona assim: os investidores interessados adquirem cotas de um fundo de sua escolha. Desse modo, eles se expõem às decisões dos gestores que administram o fundo. Esses profissionais visam encontrar as melhores oportunidades dentro de uma estratégia definida — a fim de gerar resultados aos cotistas.
Há, ainda, o administrador do fundo. Ele é responsável pela divulgação de informações e cumprimento de normas legais, dentre outras funções.
Devido à sua estrutura, um fundo envolve alguns custos — que são repassados aos cotistas. O principal deles é a taxa de administração, que remunera o gestor. Ademais, pode haver taxa de performance — prêmio pago quando a rentabilidade supera o índice de referência.
Quanto à tributação, a cobrança é variável entre os tipos de fundos. Assim, é preciso conhecer como funciona o Imposto de Renda no fundo de seu interesse.
Quais são os principais tipos de fundo de investimento?
Ao decidir investir em fundos, é possível notar que existem diversas opções no mercado. Entre as principais estão:
- fundos de renda fixa: aplicam a maior parte do patrimônio em títulos de renda fixa;
- fundos de ações: investem a maior parte dos recursos em ações;
- fundos de índice: alocam os recursos em investimentos que fazem parte de uma carteira teórica de um indicador de referência, como o Ibovespa;
- fundos imobiliários: reúne investidores interessados em aplicar seus recursos no setor imobiliário;
- fundos cambiais: têm como foco o investimento em moedas estrangeiras para proteger a carteira das desvalorizações do real;
- fundos multimercado: aportam em diversos ativos com liberdade, podendo ser ações, títulos públicos, câmbio etc.
Cada uma das alternativas tem regras e características específicas. A estratégia de alocação do fundo também é bastante diversa — sendo necessário avaliar a lâmina do fundo de seu interesse para conhecê-la.
Como funciona a gestão do fundo de investimento?
Como você viu, o gestor tem um papel fundamental nos resultados de um fundo Afinal, ele é o responsável pela escolha dos investimentos que compõem uma carteira. Mas a estratégia de gestão pode ser ativa ou passiva.
Na gestão ativa, o profissional tem mais liberdade para fazer a seleção de investimentos que comporão a carteira de fundo. Seu objetivo é obter uma rentabilidade superior à de um índice de referência.
Por outro lado, na gestão passiva, o gestor busca replicar a performance de um índice de referência. Ou seja, é uma estratégia que depende do desempenho apenas do próprio benchmark. Logo, o gestor não toma decisões livremente — ele apenas replica o indicador.
Entender as diferenças entre ambas as formas de gestão disponíveis no mercado, portanto, pode ajudá-lo na escolha dos fundos mais alinhados às suas necessidades.
Neste artigo, você entendeu como funciona um fundo de investimento — e pode avaliar se eles fazem sentido para sua carteira. Antes de investir, lembre-se de analisar seu perfil de investidor, objetivos financeiros e identificar os fundos mais alinhados à sua estratégia!
Precisa de suporte no processo de escolha de um fundo de investimento para sua carteira? Entre em contato com a Target Invest. Temos um time pronto para ajudá-lo!