6 Tipos de fundos de investimento para diversificar a carteira

Quem busca opções para diversificar a carteira precisa conhecer os diferentes tipos de fundos de investimento. Por meio dessa modalidade, é possível realizar um investimento coletivo de forma prática e com gestão profissional.

Em muitos fundos, você tem exposição a carteiras diversificadas. Logo, fica mais fácil diluir os riscos dos seus investimentos. Porém, antes de investir, é fundamental entender quais são as principais características de cada alternativa do mercado para identificar se ela é adequada ao seu caso.

A seguir, você conhecerá 6 tipos de fundos de investimento para diversificar sua carteira. Confira!

O que são fundos de investimentos?

Antes de conhecer os tipos específicos, é importante entender o que são fundos de investimentos. Trata-se de uma modalidade coletiva que reúne recursos de diversos investidores — chamados de cotistas.

O patrimônio do fundo é administrado por um gestor profissional, conforme as estratégias de cada veículo. Portanto, é esse profissional que realiza a compra e venda dos ativos que devem compor o portfólio do fundo.

Ademais, existem diferentes tipos de fundos, a depender do mercado no qual eles focam. Por conta disso, eles possuem características diferentes em relação a custos, plataforma de negociação, tributação, prazos de resgate e riscos.

Quais são os 6 principais tipos de fundos de investimento?

Depois de entender a modalidade, de modo geral, é a hora de conhecer os 6 principais tipos de fundos de investimento disponíveis no mercado financeiro para diversificar a carteira.

Acompanhe!

1. Fundos de renda fixa

Os fundos de renda fixa alocam uma parcela expressiva dos seus recursos em produtos dessa classe de investimento. É o caso de títulos públicos e privados — como certificado de depósito bancário (CDB) e letra de crédito do agronegócio (LCA).

2. Fundos de ações

Os fundos de ações investem a maior parte de seu patrimônio em papéis ou ativos relacionados a elas, como direitos de subscrição e brazilian depositary receipts (BDRs). Eles podem ser uma alternativa interessante para quem pretende começar a investir no mercado acionário.

3. Fundos cambiais

Os fundos cambiais focam majoritariamente em ativos atrelados às moedas estrangeiras, como o dólar e o euro. Assim, é possível diversificar a carteira com exposição internacional e protegê-la da desvalorização do real, por exemplo.

4. Fundos multimercado

Os fundos multimercado não possuem um percentual de alocação definido para determinado tipo de ativo. Por isso, eles podem ter estratégias bastante variadas. Inclusive, é possível encontrar fundos com diferentes ativos no portfólio, como ações, títulos públicos, moedas e criptomoedas.

5. Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários (FIIs) direcionam a maior parte dos recursos para oportunidades ligadas ao mercado imobiliário. Logo, o seu capital é utilizado para comprar imóveis, títulos atrelados ao setor ou cotas de outros fundos desse tipo, a depender de sua estratégia.

6. Fundos de índice

Os fundos de índice — ou ETFs (exchange traded funds) — são veículos que buscam replicar o desempenho de um indicador econômico do mercado financeiro. Para tanto, o gestor investe nos mesmos ativos da carteira teórica do índice, seguindo a mesma proporção.

Agora que você conhece os 6 principais tipos de fundos de investimento, pode considerar investir nessas modalidades. Porém, antes de dar o próximo passo, lembre-se sempre de analisar seu perfil de investidor e considerar seus objetivos financeiros.

Gostou do conteúdo? Amplie os seus conhecimentos ao conhecer os fundos de Previdência Privada!

Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest.

 

 

 

 

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.