O que é COE? Conheça o investimento e suas vantagens!

Os investimentos de renda fixa oferecem segurança, mas há investidores que buscam rentabilidades melhores. Já a renda variável pode proporcionar o lucro desejado — contudo, ela é mais arriscada. Você já pensou na possibilidade de investir em uma alternativa que combine as duas características?

Se achou a ideia interessante, você gostará de entender o que é COE. Esse tipo de investimento pode proporcionar um maior potencial de rentabilidade ao mesmo tempo em que emprega um mecanismo de proteção.

A seguir, entenda do que se trata o COE!

 

O que é COE?

A sigla COE significa Certificado de Operações Estruturadas, e se refere a um investimento que combina características da renda fixa e da renda variável. Em um COE é possível, por exemplo, se expor a um título público e, ao mesmo tempo, especular no mercado futuro.

Se a especulação se mostrar acertada, o lucro poderá ser interessante. Do contrário, parte do seu dinheiro ainda estará investida em um título seguro, cujos rendimentos poderão compensar a perda gerada na especulação.

Vale notar que os COEs geralmente apresentam data de vencimento e valor mínimo de investimento. E são montados pelas instituições financeiras — cabendo ao investidor escolher a alternativa mais interessante para seu portfólio.

Em função de suas características, eles podem agradar a investidores mais conservadores — que sentem desconforto com a possibilidade de ter prejuízo ao investir.

Um investimento estruturado também pode ser interessante para investidores mais arrojados. Afinal, o COE dá a oportunidade de se expor a investimentos mais complexos, apresentando um potencial de ganhos maior.

 

Como o COE funciona?

No Brasil, existem dois tipos principais de COE. Um deles é o de capital garantido. Nele, o investidor tem a garantia de que, na data do vencimento, receberá pelo menos o valor que investiu.

Isso significa que, se o COE não tiver o desempenho esperado, o prejuízo se resumirá às perdas ocasionadas pelo custo de oportunidade.

No COE de capital de risco, por outro lado, é possível ter prejuízo no valor aportado, dependendo do desempenho de cada componente do investimento. Sendo assim, é necessário ter atenção quanto ao seu perfil de investidor e às características do COE.

Desse modo, é possível escolher o certificado mais adequado para o seu caso. Também é necessário entender a tributação do COE. Ela é feita de acordo com a tabela regressiva do Imposto de Renda, independentemente dos investimentos que compõem a operação.

 

Quais são as vantagens do COE?

Caso você esteja se perguntando se investir em COE vale a pena, considere algumas de suas vantagens. Uma delas é a acessibilidade a operações mais complexas. Por meio dele, você pode se expor a mercados diferenciados e mais arriscados, podendo obter lucros interessantes.

Além disso, a rentabilidade do COE pode ser superior à de investimentos mais conservadores. Naturalmente, é preciso considerar que o risco também é maior, podendo haver prejuízo em alguns casos.

Outra vantagem é a possibilidade de se expor a riscos ao mesmo tempo se protegendo de prejuízos, como ocorre no COE de capital protegido. Vale notar também que alguns COEs proporcionam exposição ao mercado internacional.

Agora que você sabe o que é COE, é importante avaliar se ele está alinhado com o seu perfil de investidor. É preciso considerar também os seus objetivos, uma vez que os COEs têm data de vencimento. Assim, é possível tomar uma decisão adequada para a sua carteira de investimentos.

Quer saber mais sobre as alternativas de COE disponíveis no mercado? Entre em contato conosco e fale com um assessor!

Vamos Conversar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Enviar" aceito receber comunicações por e-mail.

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Ao clicar no botão "Receber Conteúdo" aceito receber comunicações por e-mail.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.