BDRs: Investimento no exterior acessível a todos

Você já ouviu falar em BDRs? Trata-se de uma alternativa de investimento para quem deseja investir no exterior a partir da bolsa de valores brasileira, de forma simples e acessível.

Até o início do segundo semestre de 2020, essa modalidade era voltada apenas para investidores qualificados – com certificações do mercado financeiro ou com mais de R$1 milhão investidos. Felizmente, no entanto, os BDRs agora estão disponíveis a todos os investidores. E, por isso, vale conhecê-los.

Acompanhe esse artigo e entenda um pouco mais sobre o tema!

O que são BDRs?

BDR é a sigla para Brazilian Depositary Receipt – ou certificado de depósito de valores mobiliários. Eles são certificados emitidos no Brasil, mas ligados a empresas estrangeiras – a maioria, dos Estados Unidos.

Um BDR, portanto, é um certificado lastreado em ativos estrangeiros. A partir deles, você pode se expor ao mercado internacional e investir em grandes empresas – como Amazon, Apple, Microsoft, Facebook, e outras – sem sair do Brasil.

Como os BDRs funcionam?

A primeira questão que precisa ficar clara para os investidores é que investir em BDR não é o mesmo que comprar ações de companhias do exterior. Entenda-os como títulos representativos dos ativos que existem lá fora – e, por isso, há algumas diferenças a serem consideradas.

Na prática, um BDR é emitido por uma instituição financeira depositária no Brasil. Esta será a instituição que deterá as ações das companhias no exterior. Após os devidos registros junto á Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os BDRs podem ser distribuídos na bolsa de valores. Em junho de 2020, havia cerca de 550 BDRs disponíveis na bolsa brasileira B3.

O investidor que investe em BDRs não se torna, de fato, um sócio da companhia. Contudo, ele participa da movimentação da ação da empresa – e, inclusive, pode receber dividendos em caso de distribuição de proventos.

Quais as vantagens dos BDRs?

Existem diversas vantagens que merecem ser mencionadas em relação a essa modalidade de investimento. Confira algumas delas a seguir!

Diversificação da carteira

Os BDRs podem ser uma alternativa interessante para diversificar a carteira de maneira simples. Afinal, a partir deles, você tem acesso aos ativos internacionais sem a necessidade de alocar dinheiro fora do país, e mantém parte do seu portfólio alocado em grandes empresas estrangeiras.

Acessibilidade e simplicidade

Aqueles que desejam, mas não sabiam como investir no exterior de maneira mais acessível até agora podem utilizar-se dessa modalidade para se exporem às variações e aos investimentos de empresas norte-americanas.

Vale destacar que os investimentos são realizados em reais e, desde o segundo semestre de 2020, são acessíveis a qualquer investidor.

Para quem pode ser adequado?

Investidores com perfil moderado e arrojado, que desejam se expor ao mercado internacional e diversificar seu portfólio, podem se interessar por essa modalidade.

Tenha em mente que, ao investir em BDRs, o investidor fica exposto às variações típicas da renda variável. Por isso, investidores com perfil conservador podem não se sentir confortáveis com os BDRs.

Como investir em BDRs?

Para investir nesses certificados, basta entrar em contato com a Target Invest conversar com um de nossos Assessores e ter acesso a lista de empresas negociadas na Bolsa brasileira. Os BDRs poderão ser encontrados em nossa mesa de atendimento e negociados via Bolsa de Valores, de maneira semelhante às ações.

Caso não tenha uma conta em uma corretora, certifique-se de escolher uma instituição confiável e que seja referência no mercado.

Gostou de aprender sobre os BDRs? Se você se interessou ou ainda tem dúvidas sobre como investir no exterior por meio deles, entre em contato conosco!

Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest

Vamos Conversar?

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Mercado Financeiro

Receba nosso Conteúdo

Fique por dentro do mercado financeiro.

Últimas Notícias

DISCLAIMER

As informações aqui apresentadas são genéricas e não devem ser consideradas como uma recomendação individualizada ou conselho de investimento personalizado . As estratégias de investimento mencionadas aqui podem não ser adequadas para todos. Cada investidor precisa avaliar uma estratégia de investimento levando em conta a sua própria situação particular e o seu perfil antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Todas as opiniões expressas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio em reação à mudança de condições de mercado. Eventualmente são apresentados aqui dados de terceiros considerados fontes confiáveis. No entanto, a precisão, integridade ou confiabilidade desses dados não pode ser garantida. Nós não recomendamos o uso de análise técnica como um único meio de pesquisa de investimento.

A informação sobre investimentos fornecida pode não ser apropriada para todos os investidores, ela é fornecida sem respeito a sofisticação financeira do investidor individual, situação financeira horizonte de tempo de objetivo ou tolerância ao risco. As apresentações aqui divulgadas são apenas para fins educacionais e não são uma recomendação ou endosso de qualquer estratégia de investimento em particular. O desempenho passado não indica nem garante o sucesso futuro. O retorno irá variar e todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a perda do principal.

Nada contido neste espaço constitui uma solicitação, a recomendação, promoção, endosso ou oferta da Target Invest de qualquer título particular, transação ou investimento. Por favor, lembre-se que as comunicações neste site são públicas, por isso, proteja sua própria privacidade e trate outros participantes com respeito. Por favor saiba que nós monitoramos comunicação neste site e proibimos qualquer solicitação, oferta de produto ou serviço ou comentários inadequados.
Este conteúdo tem propósito exclusivamente informativo e se baseia em dados estatísticos, metodologias probabilísticas, fatos concretos do mercado financeiro e em resultados financeiros apurados. Em nenhum momento, o conteúdo desta mensagem representa opiniões pessoais ou recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza.

Este material foi elaborado pela Target Invest, sendo extremamente proibida sua cópia ou publicação sem autorização prévia.