Você já ouviu falar em BDRs? Trata-se de uma alternativa de investimento para quem deseja investir no exterior a partir da bolsa de valores brasileira, de forma simples e acessível.
Até o início do segundo semestre de 2020, essa modalidade era voltada apenas para investidores qualificados – com certificações do mercado financeiro ou com mais de R$1 milhão investidos. Felizmente, no entanto, os BDRs agora estão disponíveis a todos os investidores. E, por isso, vale conhecê-los.
Acompanhe esse artigo e entenda um pouco mais sobre o tema!
O que são BDRs?
BDR é a sigla para Brazilian Depositary Receipt – ou certificado de depósito de valores mobiliários. Eles são certificados emitidos no Brasil, mas ligados a empresas estrangeiras – a maioria, dos Estados Unidos.
Um BDR, portanto, é um certificado lastreado em ativos estrangeiros. A partir deles, você pode se expor ao mercado internacional e investir em grandes empresas – como Amazon, Apple, Microsoft, Facebook, e outras – sem sair do Brasil.
Como os BDRs funcionam?
A primeira questão que precisa ficar clara para os investidores é que investir em BDR não é o mesmo que comprar ações de companhias do exterior. Entenda-os como títulos representativos dos ativos que existem lá fora – e, por isso, há algumas diferenças a serem consideradas.
Na prática, um BDR é emitido por uma instituição financeira depositária no Brasil. Esta será a instituição que deterá as ações das companhias no exterior. Após os devidos registros junto á Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os BDRs podem ser distribuídos na bolsa de valores. Em junho de 2020, havia cerca de 550 BDRs disponíveis na bolsa brasileira B3.
O investidor que investe em BDRs não se torna, de fato, um sócio da companhia. Contudo, ele participa da movimentação da ação da empresa – e, inclusive, pode receber dividendos em caso de distribuição de proventos.
Quais as vantagens dos BDRs?
Existem diversas vantagens que merecem ser mencionadas em relação a essa modalidade de investimento. Confira algumas delas a seguir!
Diversificação da carteira
Os BDRs podem ser uma alternativa interessante para diversificar a carteira de maneira simples. Afinal, a partir deles, você tem acesso aos ativos internacionais sem a necessidade de alocar dinheiro fora do país, e mantém parte do seu portfólio alocado em grandes empresas estrangeiras.
Acessibilidade e simplicidade
Aqueles que desejam, mas não sabiam como investir no exterior de maneira mais acessível até agora podem utilizar-se dessa modalidade para se exporem às variações e aos investimentos de empresas norte-americanas.
Vale destacar que os investimentos são realizados em reais e, desde o segundo semestre de 2020, são acessíveis a qualquer investidor.
Para quem pode ser adequado?
Investidores com perfil moderado e arrojado, que desejam se expor ao mercado internacional e diversificar seu portfólio, podem se interessar por essa modalidade.
Tenha em mente que, ao investir em BDRs, o investidor fica exposto às variações típicas da renda variável. Por isso, investidores com perfil conservador podem não se sentir confortáveis com os BDRs.
Como investir em BDRs?
Para investir nesses certificados, basta entrar em contato com a Target Invest conversar com um de nossos Assessores e ter acesso a lista de empresas negociadas na Bolsa brasileira. Os BDRs poderão ser encontrados em nossa mesa de atendimento e negociados via Bolsa de Valores, de maneira semelhante às ações.
Caso não tenha uma conta em uma corretora, certifique-se de escolher uma instituição confiável e que seja referência no mercado.
Gostou de aprender sobre os BDRs? Se você se interessou ou ainda tem dúvidas sobre como investir no exterior por meio deles, entre em contato conosco!
Conteúdo elaborado pela equipe Target Invest